Galiza e Norte de Portugal: À espera de desenvolvimentos sobre ligação de alta velocidade

Data:

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurorregião Galiza- Norte de Portugal espera que “haja desenvolvimentos por parte do Governo” português sobre a ligação de alta velocidade Vigo — Porto — Lisboa na cimeira Ibérica de outubro.

Numa nota divulgada hoje por aquela entidade a propósito de uma visita à sua sede, em Vigo, do vice-presidente segundo e conselheiro de Presidência, Justiça e Desporto da Xunta de Galícia, Diego Calvo, aquela entidade apontou como principais propostas da Eurorregião para a próxima Cimeira Ibérica de Viana do Castelo a ligação ferroviária de alta velocidade Vigo — Porto — Lisboa, o desenvolvimento, modernização e eletrificação e a construção da saída sul de Vigo e a discussão sobre o Estatuto do trabalhador transfronteiriço entre Espanha e Portugal.

No texto, é ainda defendido que os presidentes das Comunidades Autónomas espanholas e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) portuguesas possam participar nas Cimeiras Ibéricas “pela sua relevância” na maioria das áreas a serem discutidas naquelas reuniões.

Segundo o texto, o “AECT da Eurorregião Galiza — Norte de Portugal espera que na Cimeira Ibérica de Viana do Castelo surjam desenvolvimentos, por parte do governo de Lisboa, na modernização e eletrificação, bem como a construção da saída sul de Vigo”.

Aquele estatuto, refere o texto, “tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a mobilidade dos trabalhadores” na zona de fronteira entre Portugal e Espanha.

A Eurorregião Galiza — Norte de Portugal, lê-se, aponta também ser “importante fomentar a ligação transfronteiriça internacional pela estrada entre o Noroeste português e a Galiza, por Macedo de Cavaleiros, passando por Vinhais até à Gudiña (Ourense)” assim como um “acordo internacional entre Portugal e Espanha para a melhoria da autoestrada entre Celanova e a fronteira portuguesa”.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza -Norte de Portugal foi criado em 2008 para a promoção e valorização da competitividade do tecido empresarial, na racionalização de equipamentos básicos transfronteiriços e no aumento da coesão social e institucional da Eurorregião.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Montenegro visita obra do paredão de Moledo na próxima segunda-feira

No âmbito da obra de recuperação e estabilização do...

Viana do Castelo alarga monitorização ambiental aos rios Âncora e Neiva

A Câmara de Viana do Castelo vai iniciar um...

Património cultural marítimo e subaquático de Viana do Castelo vai ser estudado

O património cultural marítimo e subaquático de Viana do...