O Alto Minho tem uma das duas escolas portuguesas distinguidas pela Microsoft entre as Escolas mais Inovadoras de todo o mundo.
O Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, e o Colégio Monte Flor, em Carnaxide, foram selecionados para fazer parte da rede mundial de 80 Escolas Mentoras, o reconhecimento máximo que a Microsoft confere a nível internacional pela forma como essas escolas usam a tecnologia para transformar o ensino.
Estas escolas vão, a partir de agora, fazer parte de uma comunidade de elite de escolas mentoras em todo o mundo que, através do apoio da Microsoft, irão trabalhar em rede com vista a contribuir para a transformação das práticas de ensino noutras instituições de ensino.
O Agrupamento de Escolas de Freixo, que já tinha sido distinguido no ano passado com o prémio Escola Inovadora, localiza-se em Ponte de Lima e é constituído por 7 jardins de infância e 4 escolas básicas, com um total de 910 alunos, servindo uma população de mais de 7 mil pessoas.
O presidente da autarquia local, Vitor Mendes, diz que este é o reconhecimento do trabalho que ao longo dos últimos anos tem sido desenvolvido pelo agrupamento de escolas de Freixo.
O autarca diz que a distinção deste agrupamento de escolas é a prova daquilo que de bom se consegue fazer fora dos grandes centros urbanos.
O agrupamento de escolas de Freixo tem apostado na inovação no ensino, introduzindo as novas tecnologias da informação nas aulas.
Além do reconhecimento mundial, as Escolas distinguida pela Microsoft, entre elas o agrupamento de escolas de Freixo, em Ponte de Lima, vão ter acesso a um conjunto de serviços de coaching orientado por especialistas na área de educação; ferramentas tecnológicas de investigação e ensino; acções de formação da Microsoft e a participação no Fórum Global de Educação, promovido pela Microsoft em Barcelona em Março do próximo ano.