8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaEsclarecimento da Câmara de Caminha

Esclarecimento da Câmara de Caminha

Exma. Senhora Diretora:

A notícia com o título “Câmara de Caminha, que tem duas, assessoras de imprensa, contrata serviços de empresa do sector por 1500 euros/mensais+IVA”, publicada hoje, dia 20 de fevereiro de 2014, sitio da internet http://jornalC e difundida pela Rádio Jornal Caminhense, contém várias imprecisões, inclui afirmações que não correspondem à verdade, desde logo no título, induzindo leitores e ouvintes em erro.

A forma como o texto está organizado desvirtua o que foi dito ontem pelo Presidente da Câmara, em reunião, texto de que, aliás, a pedido da jornalista que acompanhou a reunião, foi prontamente enviada por e-mail uma cópia para o Jornal Caminhense.

Assim, esclarece-se:

– O Município de Caminha não tem duas assessoras de imprensa. Na verdade, não tem ninguém que se enquadre nessa categoria. Tinha, até há pouco tempo atrás, duas Técnicas Superiores em Comunicação, integradas no Gabinete de Informação ao Munícipe. Uma dessas pessoas entendeu entretanto desvincular-se.

– O senhor Presidente da Câmara informou, em resposta a um requerimento dos senhores Vereadores do PSD, que ninguém foi contratado até ao momento, tendo apenas sido nomeadas, no quadro da Lei, quatro pessoas que fazem parte do Gabinete de Apoio ao Presidente e aos Vereadores, uma delas um funcionário do Município, que agora desempenha as funções de Adjunto.

– As nomeações correspondem ao que a Lei prevê e sempre aconteceram no Município de Caminha, não havendo portanto qualquer novidade.

– O senhor Presidente informou também que iria ser contratada uma empresa nas áreas do Marketing e da Comunicação Estratégica tendo em vista a projeção do concelho.

– Com esta aquisição de serviços, e em conjunto com os elementos nomeados no quadro do que a Lei prevê para apoio aos gabinetes do Presidente e dos Vereadores, o Município tem à disposição uma equipa altamente qualificada, que cobre praticamente todas as áreas estratégicas, conforme foi explicado.

– Entre estes colaboradores (nomeados e representante da empresa) passa a haver duas pessoas com o grau de Doutor. Os outros dois colaboradores são uma professora Licenciada em Física e Química e um arquiteto paisagista. O Adjunto é um funcionário da Câmara, licenciado em Gestão Artística e Cultural e com o título de Mestre em Gestão Cultural apenas dependente da defesa da tese.

Face ao exposto, solicitamos que a notícia em causa seja imediatamente retirada e reposta a verdade. Anexamos, mais uma vez, o texto da resposta dada ontem aos senhores Vereadores do PSD.

Com os nossos cumprimentos,

Gabriela Martins Lopes

 

Nota de redacção:

Desde 1971, tempo em que não havia ainda gabinetes de comunicação na Câmara Municipal de Caminha, que fazemos reportagem das sessões de reunião de Câmara.

É nossa intenção dar voz à discussão política desempenhada pelos partidos no poder e oposição. Nessas sessões, requeremos a informação que entendemos necessária à objectiva reportagem no âmbito do desempenho das funções jornalísticas, muito diferentes da mera reprodução de comunicados de imprensa emitidos pelas autarquias. Não somos assessores, somos jornalistas!

Pedimos desde já desculpa pelas imprecisões (poucas) na reportagem, prontamente corrigidas no que se refere à designação dos importantes cargos desempenhados no gabinete de Informação ao Munícipe e nas nomeações para o gabinete de apoio ao presidente e vereadores, que apenas contam um trabalhador dos quadros da autarquia.

Tantas dúvidas não subsistiriam se tivessem sido esclarecidas as questões que o jornal C – Caminhense e a Rádio Caminha fizeram ao presidente do município em relação ao papel de Rosa Sampaio na autarquia desde Outubro de 2013, no cumprimento da tão sublinhada transparência. 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares