Liliana Silva, vereadora da oposição eleita pela Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) na Câmara de Caminha, conseguiu agendar para o próximo dia 17 de maio às 14 horas, uma reunião na Assembleia da República com a Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
A confirmação chegou esta manhã por email.
Na passada sexta feira, a autarca solicitou o agendamento desta reunião urgente, após recolha com a ajuda das associações de pesca locais e comunidade, em apenas dois dias, de mais de 500 assinaturas em abaixo assinado.
Liliana Silva mostra-se satisfeita com o resultado do rápido agendamento da reunião e fala da sua importância para tentar “travar” o governo na intenção de implementar o parque eólico offshore na costa portuguesa entre Viana e Caminha.
A autarca vai a Lisboa acompanhada dos pescadores, para que estes, in loco, possam, pela primeira vez ser auscultados e elucidar a Comissão do impacto e prejuízos que este projeto do governo poderá causar em termos ambientais e económicos no setor das pescas na região.
Liliana Silva participará hoje, às 14 horas, conforme o Jornal C – O Caminhense noticiou em primeira mão na passada sexta feira, em nova reunião com várias associações de pescadores, para agendar outras formas de luta e esclarecimento.
A autarca vai propor a criação de um manifesto para ser entregue a todas as comissões parlamentares e a criação de um Projeto de Resolução para discussão em plenário e assim recomendar ao governo que pare todas as deliberações deste projeto preliminar e que os pescadores sejam ouvidos.
Ainda não é conhecido se estará presente na reunião com a comissão parlamentar no próximo dia 17, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, anterior presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.