Valença vai ter um centro de rastreio ao novo coronavírus (COVID-19) em modelo Drive Thru avança a Rádio Vale do Minho. O anúncio foi feito este sábado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que, em comunicado, prevê ainda a entrada em funcionamento de um outro em Ponte de Lima também durante a próxima semana.
Na próxima segunda-feira, entra em funcionamento o centro Drive Thru de Viana do Castelo. A medida emantou de uma reunião realizada esta sexta-feira após uma reunião de trabalho, realizada entre o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho com o presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
Nestes centros de modelo Drive Thru, explica a ULSAM em comunicado, os pacientes referenciados deslocam-se dentro do seu veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.
A realização do teste COVID-19 só poderá ser feito através da prescrição pelo médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde. O laboratório é informado pelo médico do caso suspeito, sendo o doente agendado pelo laboratório que após receber SMS se dirige ao centro Drive Thru.
O doente desloca-se até ao ponto de recolha, de acordo com a orientações do laboratório. Os resultados do exame serão depois enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública.
Este centro estará instalado no Parque da Escola Superior de Saúde, em Viana do Castelo. Vai funcionar todos os dias, entre as 9h00 e as 17h00.
“Em todo este processo tem havido uma excelente colaboração com o Presidente do Município de Viana do Castelo que disponibilizou meios logísticos e com o IPVC que cedeu o local tornando possível em tempo recorde aumentar a capacidade de resposta aos testes Covid-19 a disponibilizar à população pelo que a ULSAM se orgulha desta parceria na luta contra esta pandemia”, refere a ULSAM.