A classificação de Caminha no Índice de Transparência Municipal (notícia avançada em primeira mão pelo jornal C no dia 10 de Novembro – http://jornalc.pt/caminha-cai-118-lugares-indice-de-transparencia-municipal/ ) continua a gerar reacções. O município caiu 118 lugares.
No ranking, realizado pela Associação Cívica “Transparência e Integridade”, o município de Caminha estava no lugar 42 em 2013, tendo descido para o lugar 160 já este ano, num total de 308 municípios.
Perante os dados divulgados pela associação cívica “Transparência e Integridade”, a Comissão Política Concelhia do PSD de Caminha vir a público, através de comunicado, acusar o actual executivo camarário do PS de transformar a Câmara de Caminha numa “espiral de falta de transparência”.
O PS reage agora através da Comissão Política Concelhia e pela voz de Rui Lages, que acusa o PSD de não ter moral para falar de falta de transparência.
Este Índice de Transparência Municipal analisa a divulgação de informação pelos municípios através da análise de 76 parâmetros presentes nos websites das Câmaras Municipais.