É com estupefacção que o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira reage à classificação da autarquia no Índice de Transparência Municipal. A segunda edição deste ranking elaborado pela associação cívica “Transparência e Integridade” coloca Cerveira no fim da tabela, no lugar 287 de entre os 308 municípios portugueses. No ano passado o município liderado pelo independente Fernando Nogueira estava na posição 37.
Este Índice de Transparência Municipal analisa a divulgação de informação pelos municípios através da análise de 76 parâmetros presentes nos websites das Câmaras Municipais.
Em declarações à Rádio Caminha, o presidente da autarquia promete avaliar o resultado obtido e tentar corrigir o problema, apesar de sublinhar não compreender, desde já, esta queda no ranking, sublinhando que a Câmara de Cerveira prima pela transparência.
O autarca admite ter feito algumas alterações quando há um ano tomou em mãos o destino do concelho e assume poder ter havido uma falha de comunicação por parte da autarquia.