O Secretário da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Luís Matias, e o Presidente da Junta de Freguesia de Âncora, Peter Martins, deslocaram-se ontem ao Município da Póvoa de Lanhoso, onde reuniram com o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, afim de se inteirarem sobre as intenções daquele município relativamente à antiga Ponte Eiffel que até 1989, ligava as duas margens do Rio Âncora, na zona do Paredão.
Em 1993 aquela ponte foi levada para o município da Póvoa de Lanhoso para ser reutilizada em outra travessia, o que acabou por não acontecer, tendo a mesma acabado abandonada num terreno a céu aberto.
É intenção das Freguesias de Âncora e de Vila Praia de Âncora, recuperar uma parte da história das duas Freguesias. “Muitos de nós, certamente, ainda nos recordaremos de na infância fazermos as travessias a pé, sobre a ponte, para o campo do Âncora Praia FC ou das brincadeiras e dos saltos para banhos no Rio Âncora”, lê-se numa publicação na página do Facebook da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
O estado da Ponte Eiffel é de avançada degradação como se pode verificar pelas fotografias.
Segundo a mesma publicação da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, “o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso, Frederico Castro, não fechou a porta a nenhuma proposta, estando também este Município com ideias de reutilização de partes da ponte em locais nobres de Póvoa do Lanhoso.
Continuamos em contacto e aguardaremos decisões e soluções que satisfaçam todas as partes envolvidas”.