10.3 C
Caminha Municipality
Domingo, 27 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: V Corrida de São Silvestre volta a cortar acessos à vila...

Caminha: V Corrida de São Silvestre volta a cortar acessos à vila no próximo sábado

Comerciantes, moradores e munícipes voltaram a não ser avisados atempadamente. Maioria socialista aprova proposta de alteração ao trânsito com as abstenções da OCP. Restrições dificultam acesso à vila de Caminha e Centro Histórico num fim de semana prolongado em plena época natalícia.

A “alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização do V São Silvestre Caminhense”, proposta levada a reunião de câmara esta quinta feira, 5 de Dezembro, mereceu algumas críticas por parte de Liliana Silva, vereadora da “Coligação O Concelho em Primeiro”.

Liliana Silva
Liliana Silva, OCP

Apesar de esta atividade estar prevista há muito tempo, alterações ao trânsito só são levadas a reunião de câmara 3 dias antes do evento. Segundo Liliana Silva, os comerciantes deveriam ser avisados com a devida antecedência, uma vez que os cortes de trânsito afetam os comércios de “forma brutal”.

 

Recorde-se que o timing da Câmara Municipal de Caminha para avisar os comerciantes de cortes de trânsito no Centro Histórico tem sido tema por diversas vezes, como por exemplo no passado dia 13 de Julho, aquando do Artbeerfest 2023, em que a Câmara avisou com apenas duas horas de antecedência. O assunto voltou a ser abordado em reunião de Câmara, com a OCP a acusar a Câmara Municipal de Caminha de “incompetência” ao não levar a reunião de câmara a proposta de corte de trânsito para a Feira Medieval.

Para Liliana Silva, há ainda uma agravante. A V Corrida de São Silvestre realiza-se no sábado, dia 9 de Dezembro, um fim de semana prolongado que poderia trazer mais gente ao comércio local para fazer as suas compras de natal, que, com o trânsito e os acessos cortados, poderão não o fazer.

 

A vereadora não é contra o evento, que na sua opinião deveria continuar. Para Liliana Silva, a prova poderia ser deslocalizada, por exemplo, para o Parque 25 de Abril.

 

A vereadora insistiu na questão do aviso ser feito quase em cima da realização da prova, lembrando que de certeza ela já está programada há muito tempo.

 

Liliana Silva, da coligação O Concelho em Primeiro, a chamar a atenção para os prejuízos que o corte de trânsito para a realização da V Corrida São Silvestre de Caminha vai trazer para os comerciantes em época natalícia.

O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, não deu resposta à intervenção da vereadora e a proposta foi aprovada com os votos da maioria socialista e 3 abstenções dos vereadores da OCP.

Apesar da prova acontecer no sábado, a esta hora nem no site do município nem na página da própria associação está acessível o itinerário pormenorizado e o horário da prova.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares