Há dois dias que o portão da rua de São João em Caminha se encontra encerrado impedindo desta forma a circulação automóvel naquela artéria e na Praça Conselheiro Silva Torres. Ao que o Jornal C apurou, a circulação automóvel está interdita enquanto a Câmara procede a mais um arranjo nas pedras soltas daquela via.
Recorde-se que esta, apesar de ser uma obra recente, terminada em 2021, já foi alvo de várias reparações por funcionários da Câmara Municipal, sem que tivesse sido estranhamente acionada a garantia.
Também já não é a primeira vez que a Câmara fecha a circulação naquela artéria sem avisar os comerciantes e moradores. Em Julho de 2023, o trânsito foi novamente fechado e os comerciantes foram alertados com uma antecedência de apenas 2 horas.
Em Dezembro do ano passado, em plena época natalícia e limitando o trânsito automóvel em período de maior afluência ao comércio local, a proposta de alteração de trânsito para a realização da corrida de S. Silvestre, que incluía o corte de trânsito na Rua de São João, foi levada a reunião de câmara 3 dias antes do evento, o que mereceu duras críticas por parte da Coligação “O Concelho em Primeiro”.
Há municípios do alto minho a reverem os horários de corte de trânsito para a realização de provas desportivas e outros eventos para não prejudicar a atividade comercial instalada nos centros históricos.
Mais uma vez a Câmara decidiu encerrar ao trânsito esta artéria sem dar conhecimento aos comerciantes, que assim vêem a afluência aos seus estabelecimentos bastante reduzida.
Desconhece-se por quanto mais tempo a rua vai ficar vedada ao trânsito. O Jornal C já contatou o município para saber quando será restabelecida a circulação automóvel naquela artéria. Até ao momento ainda não obtivemos resposta.