O Município de Caminha ocupa a 243º posição, no ranking anual da Associação Cívica Transparência e Integridade. A autarquia liderado pelo socialista Miguel Alves encontra-se assim em queda pelo 3º ano consecutivo no que diz respeito à transparência municipal, alerta o PSD de Caminha em comunicado. Em 2013, ocupava a 43º lugar.
O Índice da Associação Cívica Transparência e Integridade mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos 308 municípios portugueses.
“O PSD tem alertado para o facto da página do município estar a ser usada com fins eleitorais e de não serem transparentes nas informações que disponibilizam aos munícipes, nomeadamente, no que diz respeito a concursos públicos, regulamentos e outras informações que deveriam ser constantes em abono da transparência”, pode ler-se numa nota enviada às redações.
Aquela força partidária recorda ainda que “há bem pouco tempo o PSD alertou para o facto de se ter cometido um crime público na página do município de Caminha quando colocaram online Cartões de cidadãos, moradas, emails e nº de telefone de munícipes, e nessa altura o vereador em questão veio retaliar dizendo que era em abono da transparência, mesmo sabendo que se tinha cometido uma ilegalidade”.