A Câmara de Caminha revelou, hoje, em comunicado, que a 2ª fase da requalificação do Nó da Erva Verde em Vila Praia de Âncora, um projeto orçado em mais de meio milhão de euros, está cada vez mais perto de avançar.
“O executivo vai pronunciar-se sobre a adjudicação por 595.633,11€ da empreitada de requalificação do Nó da Erva Verde, uma zona que se encontra degradada e pouco funcional, no que respeita à desorganização viária, ao desgaste de pavimentos, tanto dos passeios como das vias de circulação. Esta zona ainda apresenta deficiências ao nível de infraestruturas de águas pluviais e carência de bolsas de estacionamento”, adianta a autarquia caminhense.
Ainda de acordo com a mesma nota, esta intervenção vai permitir várias melhorais. “Será eliminado o conflito existente nas ligações entre a Rua Miguel Bombarda, a Rua Lourenço Rocha e a EN13, procedendo-se à hierarquização das redes viárias. Prevê-se a promoção da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada através da definição de percursos pedonais e criação de passadeiras sobre-elevadas, niveladas com os passeios, inibidoras de velocidade, de forma a promover e garantir a travessia das vias existentes sem barreiras arquitetónicas e em segurança. Será criada uma nova entrada para a Ludoteca/Biblioteca de Vila Praia de Âncora, através da cedência de área de terreno ao domínio público e o acesso de viaturas por uma entrada lateral, possibilitando o estacionamento privativo e, por conseguinte, o desafogo de área de estacionamento público. Ao nível das águas pluviais este projeto propõe requalificar as infraestruturas existentes e adaptá-las ao novo arranjo urbanístico, bem como, construir uma nova galeria hidráulica, com grande capacidade de escoamento, a ligar à rua António Ramos e à galeria existente na Rua Miguel Bombarda”, explica
Esta e outras propostas serão analisadas na reunião de câmara de quarta-feira