21.4 C
Caminha Municipality
Domingo, 14 Julho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Eurocidade da Foz do Minho aprovada por unanimidade

Caminha: Eurocidade da Foz do Minho aprovada por unanimidade

Vereadores da oposição deixaram um desafio aos autarcas envolvido: "avançar rapidamente com um projeto de estudo de uma ligação terrestre entre os dois territórios, através dos apoios dos dois governos nacionais e da União Europeia"

A Câmara de Caminha aprovou hoje, com os votos favoráveis dos vereadores da oposição, a criação da quarta eurocidade entre o Alto Minho e a Galiza, em Espanha, que vai chamar-se Foz do Minho e integrar também as localidades de A Guarda e O Rosal.

A proposta e a minuta de criação da eurocidade, seguem agora para apreciação e aprovação da Assembleia Municipal que se vai realizar no final do mês.

No documento, os três municípios concordam criar a Eurocidade da Foz do Minho, que terá como finalidade “acompanhar, promover, coordenar, apoiar ou executar atividades de cooperação transfronteiriça”.

“Os municípios de Caminha, A Guarda e O Rosal estão cientes da necessidade de aprofundar e reforçar a cooperação existente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e de estabelecer um compromisso que permita avançar nesta cooperação, promovendo economias de escala mediante a criação da eurocidade”, acrescenta a proposta.

D15b76aa 3574 4278 B2c5 44e83bdd5be1

“A eurocidade não prevê apenas a partilha de equipamentos, mas também da agenda cultural, desportiva. Queremos criar dinamismo na raia entre os três concelhos”, indicou Rui Lages.

14a0df82 A97e 4aec A570 F3c0eb20da0a

Para os vereadores da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP),”a constituição de uma Eurocidade reverte-se de especial importância para a dinâmica transfronteiriça dos 3 territórios que a poderão constituir. As intenções apresentadas são relevantes e já se observam em muitas atividades ao longo destes últimos anos. Para que esta Eurocidade seja, como referido na declaração de interesses “(…) um instrumento válido para alcançar uma maior unidade entre cidadãos europeus” torna-se necessário, rapidamente, avançar com um projeto de estudo de uma ligação terrestre entre os dois territórios, através dos apoios dos dois governos nacionais e da União Europeia”, salientou o vereador Nuno Brás.

A constituição da eurocidade terá de passar pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em Espanha terá de ser apreciado pela Junta da Galiza.

Na eurorregião Alto Minho/Galiza estão constituídas três eurocidades entre Valença e Tui, Monção e Salvaterra do Miño e Vila Nova de Cerveira e Tomiño.

 

Recorde-se que numa entrevista ao Jornal C em abril de 2023, o candidato do PP e atual presidente da Câmara de A Guarda, Roberto Carrero, defendia a criação de uma Eurocidade entre Caminha e A Guarda, bem como uma ligação rodoviária entre as duas margens.

A Guarda: Candidato do PP defende Eurocidade Caminha-A Guarda e ligação rodoviária a Espanha

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares