A aposta em mais uma prova (VI São Silvestre) que obrigou ao encerramento do centro histórico de Caminha a partir do meio dia de hoje e condiciona o acesso à vila até às 20h45, num sábado, em plena época natalícia, já está a prejudicar o comércio local e a restauração no concelho, impedindo também os munícipes e visitantes de viver esta quadra.
A Praça Conselheiro Silva Torres e a Rua de São João, tradicionalmente muito frequentadas durante o fim de semana, encontram-se praticamente vazias.
Já Vila Nova de Cerveira, com uma vasta programação de natal dedicada a toda a família, encontra-se neste momento com lotação máxima, atendendo a que este fim de semana é prolongado para os espanhóis, com os feriados da passada sexta feira, dia 6, Dia da Constituição Espanhola e o feriado europeu de domingo, dia 8, Dia da Imaculada Conceição.
A vila das Artes tem uma aposta fortíssima até ao dia de Reis e ontem esteve abarrotada de visitantes e locais durante todo o dia e ao final do tarde para receber o Pai Natal.
Apesar dos alertas dos comerciantes, e não seguindo o exemplo de outros municípios, a aposta da Câmara de Caminha neste tipo de eventos, nestas datas, locais e horários, continua assim a prejudicar o comércio local, visitantes e moradores.