13.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 3 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara insiste na realização de provas desportivas no Centro Histórico em...

Caminha: Câmara insiste na realização de provas desportivas no Centro Histórico em época alta em prejuízo dos comerciantes, acusa oposição

A Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) votou contra os protocolos a estabelecer entre a Câmara de Caminha e a Associação Triatlo Longo de Caminha, para a organização da IX Meia Maratona Sunset de Caminha e VII São Silvestre de Caminha 2025, num valor total de 10 mil euros. Para a Meia Maratona Sunset serão atribuídos 6 mil euros e para a Corrida de São Silvestre, 4 mil. As provas irão realizar-se na sede do concelho em épocas de grande movimento, nos dias 21 de junho (fim de semana que antecede o São João) e 13 de dezembro de 2025 (em plena época natalícia), respetivamente.

Sao Silvestre Caminha

A vereadora Liliana Silva justificou o voto contra da Coligação OCP, pelo facto da Câmara voltar a programar estes eventos, que obrigam ao corte dos acessos à vila, para fins de semana prolongados em que a afluência de pessoas ao concelho é maior.

Para a vereadora da oposição “é mais do mesmo”, a Câmara continua, ao contrário de outros municípios, a não acautelar e a não se preocupar com os comerciantes, que garantem ter avultados prejuízos cada vez que as ruas fecham para a realização destas provas.

 

A vereadora da oposição voltou a sugerir que a Câmara fizesse este tipo de provas em época baixa, “até como forma de combater a sazonalidade”.

 

Liliana Silva garante que a necessidade de alterar o formato e as datas destas provas não é uma mera opinião sua, são os próprios comerciantes a dizerem isso mesmo e lembrou uma reunião de Câmara em que uma comerciante da Rua de São João se queixou que sempre que a rua era fechada, em dias de provas ou outros eventos, pouco ou nada faturava no seu comércio devido ao encerramento da rua.

 

Por considerarem que mais uma vez a Câmara insiste em nada alterar, os vereadores da oposição votaram contra.

 

Sem se mostrar surpreendido com a posição da Coligação OCP, Rui Lages pôs a proposta a votação, tendo a mesma sido aprovada com os votos favoráveis do partido Socialista.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares