A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, hoje, dia 6 de abril, apreendeu 155 quilos de mexilhão, Mytilus edulis, com o valor presumível de 465 euros, em Caminha.
No âmbito de uma ação de fiscalização às atividades de pesca na orla marítima, nomeadamente, com vista à certificação do cumprimento das regras estabelecidas para a atividade da apanha, os militares da Guarda detetaram dois homens na posse de mexilhão subdimensionado e sem licença para a sua captura.
Durante esta ação foram identificados dois homens de 27 e 30 anos e na elaborados os respetivos autos de contraordenação.
O mexilhão por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas. O tamanho mínimo de referência de conservação (TMC) tem um significado biológico e deve permitir que espécimes atinjam o tamanho/peso que possibilite a sua reprodução, sendo no caso do mexilhão 5 cm.