8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Alunos do 1º ciclo já têm acesso a Escola Virtual

Caminha: Alunos do 1º ciclo já têm acesso a Escola Virtual

Desde o início do mês, os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais dispõem de um novo recurso educativo, apelativo e totalmente adequado à era digital em que vivemos. A Câmara Municipal de Caminha, no âmbito do projeto School4All-Caminha, ofereceu a cerca de meio milhar de alunos do 1º ciclo a Escola Virtual, uma ferramenta digital, com o objetivo de promover o sucesso escolar no concelho. Para Liliana Ribeiro, vereadora com o pelouro da Educação: “os alunos do séc. XXI nasceram na era digital, onde o acesso à informação está à distância de um clique! O Município de Caminha “olha” para a Educação, das crianças e jovens do Concelho, como uma das suas prioridades, procurando responder às necessidades da “Escola” e de toda a comunidade educativa”. Assim, “no séc. XXI dominar as tecnologias é um potenciador do desenvolvimento cognitivo, é um dos principais atores de inclusão e interação social”, assegura a autarca.

Para o executivo levar de forma gratuita a Escola Virtual a todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, é já uma aposta ganha. Pode-se dizer que os cerca de 500 alunos estão à distância de um clique de todas as matérias que são ministradas na sala de aula. Recorda-se que, tem sido política recorrente do executivo, dotar a comunidade escolar de competências e ferramentas necessárias, indispensáveis ao sucesso na realidade da sociedade atual. De facto, numa era em que as crianças “respiram” tecnologia, esta plataforma digital é uma forma de os incentivar a estudar.

Assim, a Escola Virtual é um recurso completo, que tem tudo o que os alunos precisam para o sucesso escolar. Estamos a falar de vários recursos: acesso a aulas e testes interativos para cada umas das disciplinas de base (Matemática, Estudo do Meio, Inglês e Português); a dicionários; conteúdos de preparação para as Provas de Aferição e, ainda, materiais de apoio e para consulta e impressão.

O School4All é mais um investimento na educação e formação dos alunos do concelho. Este projeto é cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo a restante quantia assumida pelo Município de Caminha. Resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante 265,905 €, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares