O Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima vai acolher no dia 1 de Março um concerto duplo. Desta feita são duas bandas portuguesas que têm dado que falar no movimento indie português. Ambas da margem do Mondego, da bela cidade de Coimbra.
A primeira parte estará a cargo dos Birds Are Indie, banda formada em 2010, pelo duo Joana Corker e Ricardo Jerónimo, a que se juntou mais tarde Henrique Toscano. Com uma sonoridade simples e sem grandes artefactos os Birds estão para a música como os passarinhos estão na primavera. Felizes com aquilo que fazem sem grandes regras e compromissos a fazer aquilo que gostam – música. Em Ponte de Lima trazem na bagagem o mais recente registo “Love Is Not Enough” editado a 8 de Janeiro.
Um bocadinho mais maduros nestas coisas da música estão os A Jigsaw. Profundamente inspirados pela música popular norte-americana, João Rui e Jorri deitaram mãos ao fascinante e inesgotável legado da folk, da country e do blues, criando uma música embalada pelas margens do Mondego mas abençoada pelo espírito do Mississípi. Desde o primeiro EP, em 2004, até ao bem recebido Drunken Sailors & Happy Pirates, lançado no final de 2011. Os A Jigsaw foram apurando uma alquimia que os tornou populares quer em Portugal, quer além-fronteiras. Com uma forte presença em palco os seus espectáculos ao vivo são marcados pelo imaginário da mitologia sulista dos Estados Unidos, e pela forma como instrumentos como violino, banjo ou contrabaixo ajudam a tornar real esse mesmo quadro de fantasia.
Um fim-de-semana que promete ser intenso em Ponte de Lima, já que no dia anterior, 28 de Fevereiro, já estavam confirmados a Erica Buettner e os Música Profana.