8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoAutarquia de Ponte da Barca recupera Património Natural

Autarquia de Ponte da Barca recupera Património Natural

Dando continuidade ao périplo pelas freguesias do concelho, Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, acompanhado pela Presidente da União de Freguesias de Entre Ambos-os-rios, Ermida e Germil, Rosa Reitor, esteve na passada quinta-feira em visita de trabalho às freguesias de Entre Ambos-os-Rios e Ermida, da União de freguesias de Entre Ambos-os-rios, Ermida e Germil.

Na visita o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para verificar no terreno os trabalhos executados naquelas freguesias no âmbito de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Em Entre Ambos-os-Rios teve oportunidade de verificar a limpeza que foi feita nas margens do rio Froufe, sendo que também as margens do rio Lima (desde da foz do rio Tamente até antiga Central Hidroelétrica de Lindoso), a margem esquerda do rio Tamente e margens do ribeiro de Cabaninhas foram objeto desta intervenção.

Conservar a biodiversidade e a paisagem dos ecossistemas fluviais, em especial a recuperação e proteção de espécies e habitats com estatuto de conservação desfavorável é o objetivo principal do projeto“Ordenamento e manutenção das galerias ripícolas dos rios Froufe, Lima e Tamente e ribeiro de Cabaninhas”, e representa um investimento de 74.689,00€.

Já na Ermida foi possível verificar in loco a implementação do projeto “Recuperação da Paisagem Cultural da Área Degradada Associada à Branda de Bilhares (Ordenamento do Pastoreio). Com um investimento de 74.990,00€, os trabalhos de recuperação consistiram, essencialmente, na regularização do caminho de acesso à Branda de Bilhares, limpeza e desmatação da área envolvente da Branda de Bilhares, remoção de elementos inertes resultantes da ruína de muros e edificação existente, colocação de muro e vedação a jusante da Branda de Bilhares, de forma a condicionar o pastoreio abaixo desse local.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares