15.8 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo envolve milhares de alunos em quatro projetos educativos de...

Viana do Castelo envolve milhares de alunos em quatro projetos educativos de Desporto

Ao longo deste ano letivo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo envolve milhares de alunos nos quatro projetos educativos de Desporto em curso. Os principais projetos educativos na área do desporto, promovidos pelo município, estão a bater recordes no que toca ao número de estudantes envolvidos, chegando a milhares de crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico.

A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver, neste ano letivo, 368 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já o Atletismo nas Escolas envolve, em 2018/2019, um total de 1.186 alunos, que compõem 62 turmas em 36 escolas de Viana do Castelo. Já a Natação, promovida junto dos estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.628 alunos de 82 turmas de um total de 36 escolas. Também a Náutica nas Escolas, que abrange o 2º e 3º ciclo, envolve um número recorde de estudantes, chegando a 2.226 estudantes de 110 turmas de 11 escolas do concelho.

A Patinagem no Pré-Escolar iniciou em 2015, com o objetivo de ensinar patinagem às crianças dos infantários do concelho, numa cidade que gosta de hóquei em patins e de patinagem artística. No primeiro ano, o projeto iniciou em apenas três escolas, mas atualmente chega a 15 escolas.

O Atletismo nas Escolas foi criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo no ano letivo 2012/2013, enquanto projeto-piloto, tendo como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da ex-atleta Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos para o desporto. Em seis anos, o número de participantes duplicou e chega, atualmente, a todas as escolas primárias do concelho.

Já a Natação no 1º Ciclo, projeto iniciado no ano letivo 2014/2015, visa fornecer aos pequenos estudantes um conjunto de competências fundamentais de autonomia no meio aquático e as competências específicas do processo ensino – aprendizagem em natação.

A Náutica nas Escolas destina-se aos jovens do 2º e 3º ciclo e iniciou, em 2013/2014, com 370 alunos, chegando atualmente a 2.226 estudantes. O projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf. De sublinhar que este projeto tem colhido diversos prémios e menções, designadamente o “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013; o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares