16.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 14 Junho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAutarcas e pescadores do Norte reúnem hoje com ministra Assunção Cristas

Autarcas e pescadores do Norte reúnem hoje com ministra Assunção Cristas

As oito autarquias do Norte e as respectivas associações de pescadores reúnem esta segunda-feira, em Lisboa, com a ministra da Agricultura e do Mar.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Caminha. De acordo com Miguel Alves, objetivo da audiência é obter garantias de Assunção Cristas de que a proibição de utilização das redes de deriva não será aplicada a Portugal, à pesca artesanal, e de assegurar a “excecionalidade” das águas interiores e dos rios.

Pescadores e autarcas temem que o projecto da União Europeia ponha em causa a captura de espécies como, por exemplo, a sardinha, ou, no caso dos rios, a  lampreia e o sável.

O apelo é feito pelos municípios e associações de pescadores de Caminha, Valença, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos.

Em causa está o regulamento do Conselho Europeu – COM 265 (2014), “através da qual a UE pretende proibir a utilização de todos os tipos de redes de deriva nas pescas em todas as águas da UE a partir de 1 de janeiro deste ano”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares