14.1 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 21 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaAulas de remo, SUP e canoagem nas escolas do concelho

Aulas de remo, SUP e canoagem nas escolas do concelho

O ano letivo 2017/2018 começa com novidades em matéria de desporto. Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais vão ter nas aulas de Educação Física, pela primeira vez, as modalidades de SUP (Stand Up Paddle) e Canoagem. O Surf vai também, brevemente, ser uma realidade. A notícia foi avançada na manhã de sexta feira por Miguel Alves, durante a cerimónia de assinatura de dois protocolos, celebrados entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense (SCC). “Podemos dizer que vamos levar o Remo, o Stand Up Paddle e a Canoagem às escolas. Podemos dizer que vamos levar às escolas os três rios do concelho. Estamos já a trabalhar para podermos levar o Surf às escolas também. Em breve teremos novidades”, garantiu o presidente.

Sobre a aposta no desenvolvimento da náutica no concelho, o edil caminhense declarou ainda: “isto vai colocar o concelho de Caminha na vanguarda. Na vanguarda da prática desportiva no futuro e, hoje, na vanguarda daquilo que é a especial ligação do desporto, da comunidade e da escola. Hoje podemos ter os nossos meninos aquilo que faz parte da nossa história, que faz parte das nossas condições e honra aquilo que deve ser o trabalho dos políticos e dos responsáveis que estão à frente das instituições do concelho”.

O protocolo para desenvolvimento das modalidades SUP e Canoagem no concelho de Caminha foi assinado por Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, Maria Esteves, diretora do Agrupamento Sidónio Pais e Pedro Machado, presidente da Nautiminho.
Por sua vez, o protocolo para desenvolvimento da modalidade Remo no concelho foi assinado por Miguel Alves, Maria Esteves e Pedro Fernandes, presidente do SCC.

 

Maria Esteves também destacou a importância destes protocolos para o Agrupamento: “Os desportos náuticos eram aqueles que não tínhamos em prática desportiva, porque o Agrupamento não tinha e não tem as condições necessárias. Só é possível com a colaboração da Câmara Municipal. Sempre foi um anseio da escola que a prática da Natação e do Remo fossem incentivadas, para podermos dar aos miúdos as condições necessárias ao desenvolvimento físico e lúdico, para podermos criar neles o gosto pela modalidade, para que continuem tradição que Caminha tem. Obrigada pela possibilidade e pela formação mais integral dos nossos alunos”.
A diretora do Agrupamento de Escolas referiu que até o Ministério da Educação e do Desporto reconheceu a importância da prática desta modalidade desportiva: “Caminha é dentro do distrito de Viana do Castelo a única escola a quem foi atribuído um centro desportivo de remo”.

Pedro Machado é da opinião que os protocolos assinados vão permitir “aos jovens experimentar várias atividades ligadas com a náutica. Este é um projeto bastante alargado, que queremos levar desde os mais pequenos aos jovens de 12, 14 anos”.
Pedro Fernandes realçou a importância do momento: “este é um momento importante para o SCC, para a comunidade e para o nosso concelho, pois vamos alavancar ainda mais a náutica no concelho”. O presidente do clube referiu também as necessidades: “o SCC precisa de mais equipamento para dar apoio a estes alunos e precisa de uma instalação capaz e viva para albergar um clube desta dimensão e projetar ainda mais o nome de Caminha”.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares