O prémio “Melhor Evento do Ano” atribuído ao Artbeerfest na passada sexta-feira (19 de outubro), na Alto Minho Ativar Business Awards 2018 que decorreu no Cenytro Cultural de Viana do Castelo, foi entregue pelo presidente do Conselho Regional do Norte, Miguel Alves, que é também presidente da Câmara Municipal de Caminha.
Duplamente satisfeito e orgulhoso, Miguel Alves considerou que o prémio faz justiça a um grande evento não só do concelho de Caminha mas de toda a região norte.
“Este prémio faz justiça a um grande evento do concelho de Caminha, mas sobretudo a um grande evento do Norte. Hoje o Artbeerfest é uma referência em termos de evento e em termos de afirmação do próprio território, e por isso é com justiça que um conjunto de instituições, nomeadamente o IPVC, a CIM Alto Minho e a AEVC, reconhecem o Artbeerfest como o evento mais forte e mais qualificado do Alto Minho.
É com grande satisfação e com grande orgulho que vemos esse prémio atribuído ao Artbeerfest e ao conjunto de empresários que o organizam e ao concelho de Caminha. Sendo eu o presidente do Conselho Regional do Norte tive oportunidade de entregar este prémio, e foi com muita satisfação que o fiz. Acho que foi um grande momento para o concelho de Caminha”, sublinha.
Artbeerfest muito mais que um festival de cerveja
Considerando que o Arbeerfest é muito mais do que um Festival de Cerveja Artesanal que acontece anualmente num espaço ímpar como é o Centro Histórico de Caminha, Miguel Alves fez questão de salientar o que está por de trás do melhor evento do Norte.
“Aquilo que está por trás deste prémio é a capacidade inovadora e empreendedora de um conjunto de empresários do nosso concelho, que conseguiu idealizar no contexto do Centro Histórico de Caminha, um espaço ideal para podermos ter um Festival de Cerveja Artesanal, que é muito mais do que um evento. O Artbeerfest é uma aprendizagem e é uma universidade de verão para os grandes produtores de cerveja artesanal do mundo”.
Para além da “visão” Miguel Alves destaca ainda a capacidade da organização do Arbeerfest “em perceber que nós no nosso contexto nunca iriamos conseguir a maior celebração da cerveja artesanal do mundo, mas podermos fazer a melhor e aquela que mais diz respeito aos cervejeiros. Caminha recebe anualmente a nata dos cervejeiros mundiais, quem vem é por convite e são muitos os que se inscrevem e não podem estar aqui. Isso naturalmente qualifica muito este evento que é conhecido por todos os cervejeiros em todo o mundo”.
Um evento que vai buscar público que mais nenhum outro consegue
A visão da OG&Associados, nomeadamente do Otávio, do Miguel, do Pedro e de um conjunto de pessoas que trabalham para que o Arbeerfest seja hoje o melhor festival da Península Ibérica e um dos melhores da Europa, é segundo o presidente da autarquia, “uma visão que é partilhada pelo concelho de Caminha. E desse ponto de vista é muito feliz esta união entre o município e os organizadores porque o que nós queremos e temos vindo a oferecer no concelho, são eventos qualificados que atraem muita gente e gente diversificada.
O Arbeerfest concretamente vai buscar pessoas que mais nenhum evento consegue trazer até Caminha e muitas dessas pessoas depois regressam noutros momentos. Acho que essa partilha é muito feliz e portanto é com orgulho e com satisfação que vemos que o Arbeerfest como um dos grandes eventos de Caminha mais também do Norte. Vamos continuar como sempre estivemos ao lado deste Festival, a potenciá-lo e a apoiá-lo de ponto de vista logístico e financeiro em conjunto com a organização.
É importante que todas as pessoas percebam que é o gesto destes empresários e o apoio da Câmara de Caminha, que faz com que durante 4 ou 5 dias os nossos hotéis estejam cheios, o nosso comércio ligado à restauração esteja completamente a abarrotar, as esplanadas funcionem de forma absolutamente marcante e as caixas multibanco esgotem ao sábado e ao domingo. Isto é fundamental e se as pessoas não entenderem que estes eventos têm uma mobilização e um impacto para o futuro, então não entendemos nada sobre o que é a indústria do turismo”.
Para o autarca é “fundamental que tenhamos a capacidade para sairmos das nossas bolhas e percebermos que eventos como o Arbeerfest beneficiam o território e às vezes um corte de uma rua, um pouco de ruído a mais ou um problema de estacionamento, são problemas menores face à vantagem que podemos tirar deste evento. Por tudo isto o Arbeerfest é um evento qualificado e é um grande evento do Norte de Portugal ”, rematou.