Para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, hoje 24 de outubro, o Município de Arcos de Valdevez, pelo Presidente João Manuel Esteves, procedeu à nomeação da Conselheira Municipal para a Igualdade.
Maria Manuela de Macedo Pinho e Melo atualmente a viver em Arcos de Valdevez, nasceu em Vale de Cambra e formou-se no Porto em Biologia. Foi Jornalista da RTP até 2002, sendo membro do Conselho de Opinião da RTP entre 1997 e 1999.
A Dra. Manuela de Melo foi também vereadora da Câmara Municipal do Porto, tendo também exercido o cargo de Vice-Presidente desta autarquia entre 1999 e 2002. Foi programadora geral da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e deputada na Assembleia da República.
Foi Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto e integrou o conselho consultivo do programa da Fundação Gulbenkian para a Educação e Ciência.
Foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico (Grau Ouro) e recebeu o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Por todo o seu trabalho desenvolvido a nível político, jornalístico, cultural e social, é detentora de um curriculum relevante para desempenhar as referidas funções de Conselheira onde irá acompanhar e dinamizar a implementação de políticas locais para a cidadania e igualdade, prevenção da violência e outras formas de discriminação.
Esta nomeação dá seguimento à Carta de Compromisso assumida e aprovada, em agosto passado, pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, onde constam também outras ações, nomeadamente a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade.
Pretendendo potenciar o princípio da igualdade entre todas as pessoas, por forma a colmatar o desfasamento entre o reconhecimento do direito à igualdade e do respeito pela diferença e a sua concretização real e efetiva, a autarquia elaborou um Compromisso para a Igualdade e Não Discriminação que se rege pelo seguinte:
– Promover a igualdade entre as pessoas;
– Promover os direitos e os princípios de igualdade e participação na vida local;
– Adotar princípios de igualdade, integrando esta dimensão nas políticas e ações municipais;
– Implementar planos de ação para reforçar a igualdade e combater a discriminação e as desigualdades entre as pessoas;
– Incentivar as instituições e organizações, a adotarem os compromissos desta Carta.
A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade inclui ainda a realização de uma caminhada pela Igualdade que será realizada no próximo domingo, 28 de outubro, com início marcado às 9h30, no Campo do Trasladário.