16.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAnterior executivo camarário caminhense já tinha sido contactado pela Sonae

Anterior executivo camarário caminhense já tinha sido contactado pela Sonae

Já há muito que a Sonae andava a tentar seduzir os autarcas de Caminha para a instalação de uma grande superfície comercial no concelho. O anterior executivo camarário liderado pelo PSD foi, por diversas vezes, abordado por elementos daquela empresa, mas nunca cedeu à tentação.

É o que confirma Mário Patrício, que foi vereador responsável pelas actividades económicas no executivo de Júlia Paula Costa. Uma afirmação feita no dia em que o presidente da Câmara de Caminha apresenta como um facto consumado a instalação de um hipermercado da marca Continente em Vila Praia de Âncora, com uma superfície comercial de cerca de 3 mil metros quadrados.

Mário Patrício, actual vereador sem pelouros eleito para o executivo camarário caminhense, estranha que a decisão de permitir a instalação de um hipermercado no concelho não tenha sido discutida e decidida nos órgãos autárquicos.

A legalidade da decisão de permitir a instalação de um hipermercado da marca Continente em Vila Praia de Âncora sem que tenha ido a votação na Câmara e Assembleia Municipais é questionada também pelo Movimento de Comerciantes e Empresários do Concelho de Caminha.

Esta entidade, que tem Fernando Azevedo como porta-voz, diz ter sido apanhada de surpresa. A notícia foi comunicada pelo presidente da Câmara numa reunião marcada à última hora ontem ao final da tarde sob o tema “investimentos” e que reuniu cerca de 90 empresários do concelho.

O presidente da Câmara, Miguel Alves, apresentou o negócio já consumado, salientando a mais-valia da criação de 85 postos de trabalho e a possibilidade de os produtores do concelho poderem trabalhar com a marca.

O porta-voz do Movimento de Comerciantes e Empresários, Fernando Azevedo, diz que há estudos que apontam para que se percam 3 postos de trabalho por cada um que é criado numa destas grandes superfícies, pelo que o número de despedimentos vai ser, segundo a conta dos empresários, superior ao número de postos de trabalho criados.

Preocupação é mesmo a palavra de ordem entre empresários de Caminha com a instalação deste hipermercado Continente no concelho. Temem pelo encerramento de muitos pequenos comércios.

Um dos que vai começar a despedir é o Intermarché, de um empresário de Âncora que faz questão de trabalhar directamente com os outros empresários locais. Com a concorrência do Continente, José Carlos Vila Chã garante ter de mandar 25 dos 63 funcionários para o desemprego.

Quem também já equaciona despedir é o dono dos supermercados Capitolina, Carlos Costa:

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, explicou à Rádio Caminha a razão de a negociação para instalação deste hipermercado Continente em Vila Praia de Âncora ter sido realizada em segredo, sem consultar nem empresários do sector, nem autarcas.

O autarca sublinha a criação de 85 postos de trabalho, que serão recrutados entre a população desempregada do concelho de Caminha:

O continente vai instalar um hipermercado com uma superfície de 3 mil metros quadrados em Vila Praia de Âncora.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares