Em vésperas do feriado de 1 de Dezembro, altura em que a maioria dos municípios liga as luzes de natal, o concelho de Caminha, ao contrário dos municípios do alto minho, não tem iluminação de natal ainda instalada ou programa de animação alusivo a esta quadra festiva anunciado.
Ao contrário de outras localidades, Caminha, um município dedicado ao turismo, com uma passagem de ano de rua afirmada há décadas, não deu a conhecer com a devida antecedência nenhuma atividade relacionada com o natal, uma época que tradicionalmente chama locais e visitantes às duas vilas, Caminha e Vila Praia de Âncora, para viver esta quadra festiva.
Nos outros concelhos vizinhos, a cada ano que passa, a aposta é cada vez maior e os programas são anunciados cada vez mais cedo.
Veja-se o caso de Vila Nova de Cerveira, que anunciou ainda em Novembro todo o programa de natal, e que conta com variadíssimas atividades e eventos, tais como o mercado de natal, pista de gelo natural, performances itinerantes, sessões de cinema infantil, espetáculos acrobáticos, concertos de natal, entre muitas outras atividades.
Em Viana do Castelo, as luzes estão ligadas em 30 ruas da cidade desde o passado dia 18 de novembro, tornando-se o primeiro município do alto minho a ligar as luzes neste natal. Para além de um vasto programa dedicado a esta quadra, todos os dias e até 10 de janeiro do próximo ano são apresentados espetáculos multimédia com iluminação sincronizada na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina.
Em Valença também já foi apresentado o programa. Dia 1 de Dezembro acendem-se as luzes, haverá mercado de natal até dia 23, exposições, cavalgata de reis e concertos da Eurocidade.
Ao dia de hoje e à hora da publicação desta notícia, no site do município de Caminha, ao contrário de todos os outros, não há uma única alusão ao natal.
Longe vão os tempos em que se vivia por estas paragens o espírito natalício com as artérias destas duas vilas todas iluminadas.