11.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 26 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAlbergue de São Bento inaugurado no próximo domingo

Albergue de São Bento inaugurado no próximo domingo

O albergue para peregrinos criado na freguesia de Seixas no edifício do antigo Lar do Centro de Bem Estar Social de Seixas (CBSS), está concluído e vai abrir portas no próximo dia 1 de dezembro às 15 horas.

A inauguração está marcada para as 16 horas com um Verde de Honra ao que se seguirá uma queimada galega.

O edifício, situado em plena zona nobre da freguesia de Seixas, o Largo de São Bento, foi construído para albergar o Lar de Idosos que ali permaneceram até à construção de um novo edifício, maior e mais moderno.
Alguns anos mais tarde e depois de ter estado desativado durante algum tempo, o imóvel foi alugado à APPACDM, que ali criou um Centro de Acolhimento. para Crianças e Jovens em Risco. O CAT Benjamim funcionou ali durante 18 anos até que em 2017 a APPACDM resolveu encerrá-lo.
Sem perspectiva de alienação ou aluguer e correndo risco de se degradar, a Direção do CBSS decidiu que teria que dar um uso ao edifício como explicou ao Jornal C Manuel Vilares, presidente da Direção.
“Quando o edifício nos foi entregue pela APPACDM, percebemos que tínhamos que lhe dar um destino antes que o mesmo se começasse a degradar. Vender estava fora de questão uma vez que se trata de um edifício com história e com ligações afetivas à freguesia. Não nos podemos esquecer que foi ali que funcionou a sopa dos pobres, que nasceu o primeiro lar de idosos e por isso há todo um legado que temos que respeitar e preservar sempre que possível, estamos a falar de um edifício histórico.
Por outro alugar também não nos pareceu viável uma vez que se trata de um edifício com algumas dimensões e deixa-lo desativado também não era solução uma vez que se iria degradar muito rapidamente”.
Assim que o edifício foi entregue e depois de reunir, a direção do CBSS decidiu que a melhor opção seria criar ali um albergue para peregrinos.
“Porquê um albergue? É visível por todos que o número de peregrinos que fazem o caminho da Costa está a aumentar exponencialmente e por isso julgamos que esta seria uma aposta que iria ter retorno não só para a nossa instituição mas também para a freguesia e até para o próprio concelho”.
Seixas é um local de passagem obrigatório para quem se dirige a pé para Santiago utilizando a fronteira de Valença e por isso são muitos os peregrinos não só que passam pela freguesia mas que também param para apreciar e fotografar.
“De certeza que muitos já repararam na quantidade de peregrinos que param para fotografar a Capela, o largo, o rio e depois até aproveitam para se sentar nas esplanadas dos cafés, eu julgo que Seixas tem que aproveitar isto”.
Com capacidade para acolher 40 peregrinos, o Albergue de São Bento possui várias casas de banho, áreas comuns como sejam salas e uma cozinha e um espaço exterior com vistas sobre o Largo e sobre o rio.
No rés-do-chão, foi criado um quarto com casa de banho para pessoas com deficiência.
A pensar nos peregrinos que se fazem acompanhar de animais, o Albergue de Seixas também está a construir um canil.
Para direção do CBSS, trata-se de um albergue “com excelentes condições que deverá ter uma avaliação a nível distrital. Dos albergues que nós conhecemos e não conhecemos todos, podemos dizer que tem grande qualidade”.
As obras de adaptação já ultrapassaram os 50 mil euros e implicaram diversas intervenções como avança Manuel Vilares.
“Remodelamos todas as casas de banho, recuperamos as camas do antigo lar que foram adaptadas a beliches, melhoramos a cozinha e os espaços exteriores. Pensamos que este edifício que se encontra localizado no coração da freguesia tem todas as condições para podermos dizer que em Seixas há um Albergue de excelência a nível distrital. Penso que isto é muito importante”.
Para Manuel Vilares não tem dúvidas que a criação deste Albergue vai trazer muitas vantagens para a freguesia e no fundo vai colmatar aquilo que foi a perda do CAT Benjamim. “Vantagens ao nível do turismo e ao nível da economia local e julgamos que desta forma estamos a compensar aquilo que foi a perda do Benjamim que todos lamentamos apesar de tudo ter sido feito para que aquele CAT não fechasse. Julgo que esta é uma boa alternativa”.
Levar o nome de Caminha e de Seixas mais longe é outro dos propósitos da criação deste albergue.
“Hoje em dia o caminho é percorrido por peregrinos oriundos de todo o mundo que de certeza vão passar por aqui e levar uma foto de Caminha, de Seixas e do rio”.
Manuel Vilares acredita que o esforço financeiro que está a ser feito pelo CBSS na recuperação e adaptação do edifício para Albergue terá o seu retorno no máximo dentro de 4 anos.
“O dinheiro que está a ser investido não é da Câmara nem da Junta de Freguesia, este dinheiro é do CBSS e por consequência dos idosos e por a direção tem um compromisso com eles que inclusive está lavrado em ata e que é a devolução deste dinheiro que está a ser gasto. Nas contas e nos estudos que fizemos este dinheiro tem um retorno e esse retorno tem que reverter a favor dos idosos. Poderá ser para melhorarmos o salão de festas, o salão de fisioterapia, logo se vê, o que é certo é que tudo o que se fizer tem que ser sempre a pensar no bem estar dos idosos porque o dinheiro é deles”, sublinha.
O Albergue de São Bento será exclusivamente para peregrinos e eventuais acompanhantes o que quer dizer que para poderem pernoitar terão que apresentar a sua credencial na receção.
“Nós quisemos restringir estadia a peregrinos porque pensamos que vai ao encontro daquilo que é a essência do CBSS, um local de acolhimento que sempre ajudou e matou a fome a quem precisa”, explica.
Com a abertura desta nova valência é possível que o CBSS venha a criar um novo posto de trabalho, não a tempo inteiro uma vez que o Albergue vai contar com a colaboração das funcionarias do lar.
A expetativa em torno da abertura do Albergue de São Bento é grande e a população aguarda ansiosa a sua abertura que acontece já no próximo do mingo dia 1 de dezembro.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares