11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaInauguração do 1º ciclo expositivo de 2018 do CIAJG, no próximo sábado...

Inauguração do 1º ciclo expositivo de 2018 do CIAJG, no próximo sábado 17 fevereiro

No próximo dia 17 de fevereiro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) em Guimarães, inaugura uma nova montagem da sua coleção permanente e duas exposições individuais – “When Science Fiction was dead”, de Christian Andersson, e “Duplo Negativo”, de Miguel Leal – que propõem pensar o museu como uma grande máquina de viajar no tempo e de atravessar o espaço, que produz verdade e ficção, expõe significados ocultos e induz o visitante a uma nova perceção da realidade mantendo com esta uma relação criativa e inventiva. A inauguração, aberta a todos, tem lugar às 21h30.

A exposição “When Science Fiction was dead”, de Christian Andersson, surge num contexto em que a noção de verdade está mais do que nunca em crise. A exposição individual do artista sueco, que ocupará as salas 9, 10 e 11 do CIAJG, reúne obras marcantes e outras inéditas, concebidas e produzidas especificamente para esta exposição, e oferecerá ao público português o mais extenso panorama alguma vez disponível no nosso país da obra de um autor que se interessa sobretudo pelas condições objetivas e subjetivas, espirituais e materiais de leitura e descodificação da proposta artística.

Concebida em estreito diálogo com o programa museológico do Centro, a ampla intervenção de Christian Andersson (Estocolmo, 1973) reúne um conjunto de peças icônicas e incontornáveis da produção do artista — como são, por exemplo, “Scanner” e “From Lucy with Love”, instaladas em duas das salas mais simbólicas do percurso expositivo, as salas 2 e 3 do piso que alberga a coleção permanente — e de peças inéditas, especificamente produzidas para esta exposição.

A intervenção não é apenas ditada por conveniência de espaço mas por razões simbólicas — o artista pensou o espaço como um todo, estabelecendo um conjunto de relações, colocando um série de problemas ou de hipóteses, problematizando a ideia de museu ou de exposição, de coleção como todo ou como representação fragmentária do mundo, da falibilidade de sistemas de pensamento e de sondagem documental ou material do passado de disciplinas como a História ou a Arqueologia.

A mostra “Duplo Negativo”, que habitará as salas 12 e 13, é a mais ampla exposição realizada por Miguel Leal (Porto, 1967) em contexto institucional. Nesta intervenção, especificamente concebida para o espaço expositivo do CIAJG, o autor põe em evidência algumas das principais caraterísticas do seu trabalho — sensibilidade ao espaço e ao tempo, atenção à construção do dispositivo e às condições de apresentação e uma capacidade discursiva marcada pelo engenho narrativo. Para esta exposição, concebeu um conjunto inédito de peças que cobrem um largo espetro de linguagens (objetos, escultura, instalação, desenho, pintura, vídeo) que, a partir de uma particular atenção aos mecanismos do tempo e da articulação da palavra, da imagem e do som propõem uma experiência da dissolução dos limites e das fronteiras territoriais e conceptuais. Mas, para além das diferentes peças, sobressai a escala arquitetónica da intervenção e a forma como transformou o espaço, desafiando o espetador a uma experiência tanto sensorial quanto intelectual, propondo diferentes modos de receção, abrindo o leque percetivo de quem o habita.

Miguel Leal é, dos artistas da sua geração, aquele cujo universo de referências e o trabalho são menos conhecidos como um todo, o que contrasta com a solidez e a imprevisibilidade das soluções formais e concetuais que engendra a cada passo. Esta exposição antológica tem, assim, por objetivo revisitar e repensar o trabalho de Miguel Leal como um constructo em que a produção intelectual, curatorial e visual se articulam como um todo simultaneamente complexo e profundo.

Lógica circular, eterno retorno, repetição e diferença, “Teoria das Exceções – Ensaio para uma História Noturna”, é o título da nova montagem da coleção permanente, vigente durante o ano de 2018 nas salas 1 a 8, uma exposição que regressa ao mapa delineado pela exposição inaugural do CIAJG, “Para além da História”. Prossegue-se, assim, um projeto sem tempo plenamente consciente do tempo em que é realizado, afirmativamente contemporâneo sem ser exclusivamente constituído por objetos de arte contemporânea. A sua natureza é ser transversal, poroso, impuro, aberto e circular, procurando nexos, relações, permanências; por outras palavras, sonda o impercetível que o tempo histórico, tão marcado por uma memória seletiva e fatalmente grosseira, acaba por expurgar.

“Teoria das Exceções”, nome desta montagem expositiva, é também um livro do escritor e ensaísta francês Philippe Sollers. Como o título deixa adivinhar, trata-se de um mapeamento de alguns universos autorais, idiossincráticos e singulares, que se constituíram como momentos de rutura na história da literatura. A exposição reúne obras de José de Guimarães, Vasco Araújo, f.marquespenteado, Ernesto de Sousa, Franklin Vilas Boas, Rosa Ramalho, Jaroslaw Fliciński, Mumtazz, Rui Horta Pereira e Christian Andersson, para além da coleção de Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Chinesa Antiga da Coleção de José de Guimarães.

No âmbito desta nova montagem, Mumtazz, uma das mais singulares artistas do panorama nacional, apresenta nas salas 2 e 6 a mostra “Ascensor d’Mente”, no âmbito do seu universo Hilaritas. Estreitamente ligado à prática da contracultura, implicado política e ecologicamente, retomando estratégias e modos do psicodelismo, o trabalho artístico de Mumtazz articula influências e elementos de diferentes culturas, diferentes tempos históricos e as mais diversas linguagens – a poesia, o som, o bordado, a fotografia, a instalação, o efémero, o geométrico e o orgânico. Este ciclo alberga, ainda, a exposição “Sono”, de Rui Horta Pereira, presente desde o passado dia 13 de janeiro no emblemático Gabinete de Desenho, situado na sala 4 da coleção permanente do CIAJG. Rui Horta Pereira apresenta um conjunto alargado de desenhos reunidos em torno da série “Sono”, que desvelam uma produção diversificada que coloca em questão a identidade autoral como categoria fixa.

A inauguração do 1º ciclo expositivo de 2018 do Centro Internacional das Artes José de Guimarães decorre, de porta aberta, às 21h30 do dia 17 de fevereiro. O CIAJG pode ser regularmente visitado de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Aos domingos de manhã, a entrada é gratuita.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares