De 29 de julho a 4 de agosto em Melgaço
REVOLUÇÃO EM DIFERENTES GEOGRAFIAS NOS 10 ANOS DE MDOC
Na 10.ª edição, o MDOC volta a ser uma janela aberta para o cinema documental social e etnográfico a partir da vila raiana do Minho. O Festival Internacional de Cinema Documental regressa, entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, a Melgaço. A receção dos filmes a concurso poderá ser feita até 19 de maio e já estão abertas as inscrições para as residências de cinema e fotografia, e para a oficina de cinema. A edição deste ano terá um enfoque no cinquentenário da Revolução de 25 de Abril.
O MDOC – Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço continua a apostar na descentralização da cultura e na coesão territorial e, este ano, é especial já que se assinala um marco de resistência e consolidação deste evento em Portugal, com eco internacional. São 10 anos de dedicação e atividade em que a aposta tem sido na divulgação da cinematografia documental, de vertente social e etnográfica. “Numa atmosfera de convívio e partilha entre realizadores, público e participantes, o MDOC continua a apostar na apresentação de documentários com expressão cinematográfica que interrogam o mundo em que vivemos e nos desafiam a debater questões universais com foco nos direitos humanos”, revela Carlos Eduardo Viana, coordenador do MDOC.
O evento pretende continuar a ser um meio de reflexão através do documentário sobre identidade, memória e fronteira, contribuindo para a criação de um exaustivo arquivo audiovisual do território.
Toda a informação sobre o MDOC em: https://mdocfestival.pt/pt