Vinte atuações ao vivo de outras tantas bandas e artistas estão programados no encontro profissional de músicas MUMI 2022, que acontecerá de 29 de setembro a 1 de outubro em Valença e em Tui. Dez nomes da Galiza e outros dez de Portugal vão mostrar ao público profissional e também geral, a diversidade de propostas musicais que acontecem nos palcos actuais. A organização do MUMI 2022 apresentou a programação de showcases e avançou que durante o encontro, a oferta para profissionais desenvolver-se-à no Teatro Municipal de Tui e no Espaço OFF da Academia de Música da Fortaleça de Valença, e os concertos abertos ao público terão lugar na Avenida da Estação de Valença e no Passeio da Corredoira de Tui. O artista português Omiri e o projeto galego de Xosé Lois Romero & Aliboria estão encarregues de oferecer o concerto de abertura do MUMI 2022 no dia 29 de setembro na Avenida da Estação de Valença.
Programa de Showcases
No caso de Portugal, as bandas seleccionadas são dez: Birds are indie, Crua, 47 de Fevereiro, Dapunksportif, Kumpania Algazarra, Manuel Maio, Meta, Omiri, Raia e Space Ensemble. Da outra margem Brais Morán & Nasafunk, Brassica Rapa, Caamaño & Ameixeiras, Caldo, Golfiños, Momboi, Mounqup, Neboa, Xan Campos Trío e Xosé Lois Romero & Aliboria, conformam a relação dos showcases galegos programados.
Um festival de emergentes locais para fechar o encontro
A jornada de sábado estará dedicada a viabilizar o trabalho das administrações locais de ambas as margens do Minho no âmbito musical. Como mostra dessas iniciativas, o MUMI acolherá o Festival Minho Transfronteiriço, que fechará esta edição do encontro e no que participarão quatro propostas musicais com base em Valença e em Tui. Trata se de uma das novidades deste ano e está encaminhada a construir um espaço de trabalho entre as administrações da Eurocidade e da comunidade profissional do MUMI, oferecendo-lhes (aos artistas e bandas locais) a oportunidade de mostrar o seu trabalho a uma importante representação do sector musical de Portugal e da Galiza. Com esta iniciativa, o MUMI pretende gerar um retorno na comunidade onde se celebra o encontro e chegar a um valor adicionado ás iniciativas locais na matéria de música.
Mais informação no site do Mumi em: https://mumimusicas.eu/