8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaVila Praia de Âncora: Nova escola básica e instalações da AMFF inauguradas...

Vila Praia de Âncora: Nova escola básica e instalações da AMFF inauguradas esta manhã

Foi inaugurada esta segunda-feira a nova Escola Básica nº1 de Vila Praia de Âncora e as instalações da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) para o Ensino Articulado. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Depois de uma visita às instalações do novo estabelecimento de ensino, seguiu-se a cerimónia protocolar que decorreu no novo auditório construído nas instalações da Academia de Música.

IMG_0201

 

Coube ao Presidente da Direção da Academia de Música Fernandes Fão, Fernando Rebelo, iniciar o período das intervenções.

O dirigente começou por recordar o longo percurso que foi preciso percorrer até ao dia da inauguração da nova sede, sublinhando que a AMFF é uma referência nacional no ensino artístico da música.

IMG_0206
Fernando Rebelo, Presidente da direção da AMFF

 

 

De seguida o presidente da AMFF lembrou todos quantos tornaram possível a realização do sonho, com especial destaque para o anterior Ministro da Educação e atual deputado eleito pelo distrito pelo PS, Tiago Brandão Rodrigues, que também marcou presença na cerimónia. O presidente da Direção da AMFF agradeceu também a todos os parceiros, nomeadamente as Câmaras municipais, e particularmente à de Caminha na pessoa do seu atual e anterior presidente, Rui Lages e Miguel Alves.

 

IMG_0208
Maria Esteves, Presidente do Agrupamento de Escolas de Caminha

Em representação do Agrupamento de Escolas de Caminha, a professora Maria Esteves, sua presidente, congratulou-se com o facto de Vila Praia de Âncora contar a partir do presente ano letivo, com “um edifício moderno e acolhedor, arquitetado para responder às novas exigências de conforto”.

Sem esquecer as dificuldades enfrentadas e ultrapassadas, a presidente do Agrupamento não tem dúvidas que ainda assim valeu a pena.

 

Por último Maria Esteves agradeceu a todos quantos tornaram possível a construção do novo espaço e lembrou que outros requisitos estão ainda por cumprir, nomeadamente um conjunto de recursos educativos digitais e equipamentos tecnológicos.

 

IMG_0210
Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha

Para o chefe do executivo caminhense, Rui Lages, o dia 23 de janeiro de 2023 vai ser recordado como um dia de festa e de alegria.

 

IMG_0216
Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República

Augusto Santos Silva que à chegada tinha à espera um grupo de professores que ali se foram manifestar, fez um balanço da evolução do ensino em Portugal, sublinhando que a taxa de abandono escolar em Portugal é quase residual, o que segundo o governante coloca o país acima da média dos países mais desenvolvidos.

 

IMG_0166
Manifestação de professores à chegada de Augusto Santos Silva a Vila Praia de Âncora

Quanto à manifestação que o aguardava à chegada, Santos Silva disse que felizmente uma das coisas que distingue a democracia do estado novo, é que em democracia o direito à manifestação e livre e um direito de toda a gente.

 

Os professores que se concentraram no exterior não tiveram oportunidade de falar com Augusto Santos Silva porque desconheciam que com base num decreto regulamentar tinham que pedir uma autorização com 48 horas de antecedência à Câmara Municipal para se manifestarem. Ainda assim os professores garantem que se fizeram ver e ouvir.

IMG_0167 IMG_0172

A nova Escola Básica nº1 de Vila Praia de Âncora e as instalações da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) para o Ensino Articulado, representam um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. Este é um equipamento escolar construído de raiz, que inclui um novo edifício, e que acolhe o ensino do 1º ciclo e a Academia de Música Fernandes Fão, incluindo um auditório com capacidade para 170 pessoas que será também colocado ao serviço da comunidade, com uma utilização polivalente.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares