O secretário da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Luís Matias, voltou a alertar na última assembleia municipal (AM), depois de já o ter feito na AM de 21 de Dezembro de 2023, para a deficiente iluminação pública naquela freguesia, que deixa inúmeras ruas às escuras.
Este é um problema recorrente em várias freguesias do concelho de Caminha. Recorde-se que recentemente, na semana santa, o centro histórico da vila de Caminha esteve completamente às escuras.
Apesar das várias intervenções levadas a cabo recentemente pela E-Redes, empresa responsável por este serviço, segundo o secretário da junta de Vila Praia de Âncora continua “tudo na mesma”. Aliás, Luís Matias disse mesmo que essa intervenção da E-Redes foi só “para lavar as vistas”.
De seguida, Luís Matias elencou os vários locais da freguesia onde a falta de iluminação preocupa e amedronta os munícipes, que à noite são obrigados a sair de lanterna.
Para um município que aposta essencialmente no turismo, a deficiente iluminação pública não é, para o secretário da junta, um bom cartão de visita.
Em resposta, Rui Lages informou que a Câmara Municipal de Caminha tem trabalhado em conjunto com a E-Redes para melhorar a iluminação pública e garantiu continuar a insistir e lutar para a melhoria do serviço.
Excertos da última assembleia municipal de Caminha de 19 de Abril de 2024.