Desde quarta-feira passada, em plena Páscoa, que as ruas no centro histórico de Caminha estão às escuras e a iluminação pública desligada. A única iluminação é dos estabelecimentos comerciais.
Esta situação tem causado imensos transtornos a comerciantes e moradores da Rua São João, Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita) e Praça Conselheiro Silva Torres (Terreiro), que temem pela sua segurança durante a noite.
Recorde-se que recentemente, no concelho de Caminha, têm-se verificado inúmeras ocorrências nas últimas semanas, tais como assaltos – na Praça Conselheiro Silva Torres e no Centro Infantil da Misericórdia de Caminha – e atos de vandalismo, nomeadamente uma viatura queimada junto ao Centro Comercial Atlantic, na Praça de Espanha, paralela à Avenida Dr. Dantas Carneiro.
Também a iluminação pública deficitária em vários pontos do concelho tem sido uma preocupação dos presidentes de Junta da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e de Vila Praia de Âncora, que apesar de ter sido intervencionada pela E-Redes, ainda não está totalmente resolvida.