24.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaVila Praia de Âncora: Funeral de Joaquim Barreiros realiza-se hoje à tarde

Vila Praia de Âncora: Funeral de Joaquim Barreiros realiza-se hoje à tarde

O funeral do pai do cantor Quim Barreiros, Joaquim de Matos Fernandes Barreiros, realiza-se hoje à tarde, às 16 horas, na Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora, onde residia.

Recorde-se que o pai do artista alto minhoto faleceu ontem aos 102 anos, deixando a população local bastante consternada que, utilizou as redes sociais para expressar as condolências aos familiares.

Joaquim Barreiros era uma figura muito querida em Vila Praia de Âncora. Passava grande parte dos seus dias na sua antiga oficina de bicicletas localizada em pleno centro da vila, mais precisamente na Praça da República. Era ali que sentado no seu sofá recebia a visita dos amigos que faziam questão de por ali passar para o cumprimentar ou para dois dedos de conversa.

Natural de São Paulo, Brasil, veio para Portugal ainda muito pequeno, para residir com os pais na freguesia de Riba de Âncora onde a mãe ensinava as primeiras letras às crianças.

Começou a trabalhar muito jovem, numa carvoaria na capital. Em Lisboa, onde ficou apenas alguns meses, apaixonou-se pelo fado que ouvia com frequência nas tascas e no Jardim da Estrela ao domingo, contou numa entrevista ao Jornal C em fevereiro de 2019, quando completou 100 anos de vida.

Embora não cantasse, a música foi sempre a sua grande paixão. Tocava concertina e acordeão e animava os bailes pelas freguesias do Alto Minho. Foi um do fundadores do conjunto Alegria.

Na conversa que mantivemos com Joaquim Barreiros, falou com orgulho do filho e da sua carreira musical.

Joaquim Barreiros vai deixar saudades não só nos seus familiares mais diretos mas também na população local que admirava o exímio acordionista que, apesar da idade avançada, quando o desafiavam, ainda dava uns toques no acordeão.

O corpo de Joaquim Barreiros vai ficar em câmara ardente das 14 às 15 horas na Igreja de Nossa Senhora da Bonança, seguindo depois para a Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora onde será celebrada missa de corpo presente, indo a sepultar no cemitério local.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares