Tudo a postos para mais uma edição da romaria em honra de Nossa Senhora da Bonança que se realiza naquela Vila Piscatória até ao dia 10 de setembro.
A festa arranca na quinta-feira (7 de setembro) com a realização da Procissão Naval desde Caminha até Vila Praia de Âncora que marca o encontro entre a Srª da Ínsua e a Srª da Bonança no Portinho.
À noite haverá procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima.
Terminadas as celebrações religiosas do dia, haverá atuação do Orfeão de Vila Praia de Âncora na Praça da República.
Na sexta-feira (8 de setembro), logo após o fim da novena, haverá música e dança tradicional no Forte da Lagarteira com destaque para a atuação do Etnográfico de Vila Praia de Âncora entre outros convidados.
No sábado (9 de setembro) à tarde realiza-se o tradicional Cortejo Etnográfico este ano com o mote “sabores e labores tradicionais. O cortejo conta com a presença das freguesias do concelho que este ano se quiseram associar a este evento.
A noite de sábado será animada pelo artista Zezé Fernandes que dará um concerto no Forte da Lagarteira.
No domingo (10 de setembro) o destaque vai para as várias celebrações religiosas que se iniciam com uma missa solene em honra de Nossa Senhora da Bonança às 10.30.
À tarde, a partir das 15.30, realiza-se a procissão e à noite haverá arraial com o Grupo Renascer no Forte da Lagarteira.
A pensar nos mais jovens, a Bonança Eletrónica vai funcionar na quinta, sexta e sábado a partir das 23 horas com a presença de diversos Dj’s convidados. Tal como nos anos anteriores, a tenda está instalada no Campo do Castelo.
Face à ausência de uma comissão de festas, a festa é organizada pela Paróquia de Vila Praia de Âncora em colaboração com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e a Câmara de Caminha.