A Câmara Municipal já deu início à requalificação do Solar dos Castros, edifício histórico que acolhe a Biblioteca Municipal
A empreitada de requalificação arrancou esta semana no edifício setecentista classificado como Imóvel de Interesse Público e atual sede da Biblioteca Municipal desde 2001.
A intervenção visa responder ao acentuado estado de degradação, agravado por infiltrações e falhas estruturais, que comprometem a segurança, o conforto e a integridade do edifício e dos seus utilizadores.
Os trabalhos vão incidir na: Substituição da cobertura em telha cerâmica; Renovação de rufos, caleiras e claraboias; Conservação de cantarias e elementos decorativos; Reparação de paredes, tetos e fachadas; Recuperação de serralharias e carpintarias e limpeza dos sistemas de drenagem pluvial.
Esta obra integra a estratégia municipal de valorização do património, melhorando a eficiência energética e as condições de utilização dos edifícios públicos.
Exemplo notável da arquitetura barroca do século XVIII, o Solar dos Castros é uma das casas nobres mais emblemáticas do concelho cerveirense.