Com o objetivo de perceber o impacto da cooperação transfronteiriça no dia a dia, os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño estão a promover um processo de auscultação no terreno. Foram distribuídos 4 mil inquéritos por diversas faixas etárias, cuja monitorização dos resultados vai delinear a estratégia futura.
A vereadora com o Pelouro das Geminações e Cooperação Transfronteiriça, Aurora Viães, afirma que esta opção vai de encontro ao que tem sido realizado, privilegiando o envolvimento e a opinião das populações sobre os projetos promovidos e o rumo da gestão partilhada de serviços.
De realçar que a cooperação transfronteiriça Cerveira Tomiño tem pautado a sua ação em torno da valorização da participação pública e cidadania ativa, implementando o Orçamento Participativo Transfronteiriço, a figura de Provedoria Transfronteiriça, além de diversas ações e workshops envolvendo entidades e cidadãos.
A Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño integra uma candidatura no âmbito do Interreg V-A.