12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana: Empreitadas de novos troços da Ecovia Litoral Norte e nova ponte...

Viana: Empreitadas de novos troços da Ecovia Litoral Norte e nova ponte sobre o Neiva consignadas

A Sociedade Polis Litoral Norte anunciou a consignação de nove novas empreitadas, nomeadamente os troços Praia de Arda – Praia de Paçô, Praia Fornelos – Praia Canto Marinho e a nova ponte sobre o rio Neiva que Liga Viana do Castelo a Esposende. Os anúncios foram feitos  na presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, que assistiu também ao arranque da obra de demolição do restaurante da Praia de Afife.

As empreitadas, que se juntam às de Caminha e Esposende, integram assim um conjunto de 9 empreitadas, num investimento global de 3.77 milhões de euros, e acontece numa altura em que estão já executados 26 milhões de euros de investimento em 30 empreitadas e estudos complementares.

Assim, foram assinados os autos de consignação de empreitadas dos novos troços da futura Ecovia do Litoral Norte e que permitirão, até ao final do ano, concluir 43 quilómetros de troços da Ecovia Litoral Norte, num total de 73 quilómetros previstos ao longo dos três concelhos, cofinanciadas pelo Programa Operacional Norte 2020. Foi ainda iniciada a empreitada de demolição de um restaurante devoluto que se encontra na primeira linha de praia numa duna primária em Afife e que contribui decisivamente para a preservação das condições naturais de defesa costeira.

Já a intervenção do Rio Neiva foi alvo da assinatura de um protocolo de cooperação entre a Polis Litoral Norte, o Município de Viana do Castelo e o Município de Esposende para financiamento da componente nacional da obra de construção da ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Neiva que, fazendo parte do traçado da futura Ecovia do Litoral Norte, constituirá a ligação, ao longo de cerca de 300 metros, entre aqueles dois concelhos. Trata-se de um investimento global de 556 mil euros, cofinanciado pelo PO Norte 2020.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares