A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje a comparticipação, em um milhão de euros, da requalificação da escola básica e secundária Pintor José de Brito, orçada em 2,7 milhões de euros e em fase de conclusão.
Segundo a autarquia, a garantia de financiamento, por fundos comunitários, foi hoje conhecida após a aprovação da candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020).
A Câmara da capital do Alto Minho já “tinha apresentado candidatura ao Aviso nº NORTE-73-2023-03 – Desenvolvimento das Infraestruturas de Formação e Ensino – Infraestruturas educativas para o ensino escolar para a empreitada da escola situada na freguesia de Santa Marta de Portuzelo”.
A empreitada implicou “a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina”.
Com aquela intervenção foram demolidos “dois blocos que funcionavam como anexos e oficinas” e foi melhorado o “sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores”.
O estabelecimento de ensino, localizado a cinco quilómetros do centro da cidade de Viana do Castelo, recebe alunos das freguesias de Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Serreleis, Cardielos, Nogueira e Meadela.
Lusa