9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Programa municipal “Florir o Centro histórico” decora varandas e...

Viana do Castelo: Programa municipal “Florir o Centro histórico” decora varandas e fachadas com 2.000 vasos floridos

Já arrancou no início da semana a implementação do programa municipal “Florir o Centro Histórico – Reforçar a Identidade e a Pertença dos Vianenses” através da colocação de vasos floridos nas varandas e fachadas dos proprietários e arrendatários que aderiram. Na primeira fase do “Florir do Centro Histórico” serão contempladas as varandas e fachadas da Praça da República, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua da Bandeira, Largo Histórico do Minho, Rua Aurora do Lima, Rua da Picota e Rua Manuel Espregueira (troço até à interceção com a Avenida dos Combatentes).

Nesta primeira fase, que se estende até ao final do ano por motivo da crise sanitária do COVID-19, o Município de Viana do Castelo estima abranger cerca de 300 habitações e colocar aproximadamente 2.000 vasos de flores.

As plantas usadas foram propagadas nas instalações do Horto Municipal, esforço que implica a produção de mais de 2.000 espécimes vegetais, que acrescem aos 80 mil que são anualmente semeados e tratados pelos jardineiros municipais.

florir_lsg_9_

Esta iniciativa, que em 2021 se alargará a uma parte importante dos principais arruamentos do casco histórico, pretende materializar a indissociabilidade da cultura identitária do concelho ao nosso fundo genético autóctone, que influenciou profundamente a evolução social. Esta marca identitária está presente na forma como culturalmente usamos a flor, nomeadamente para orar, para assear, para vestir, para comer, para brincar ou para embelezar.

Importa lembrar que o programa “Florir o Centro Histórico” foi alargado no âmbito do projeto “Viana à Esplanada”, promovido pela autarquia em colaboração com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), o que na prática permite que os proprietários de estabelecimento comerciais com esplanada e integrados naquele programa municipal possam solicitar gratuitamente plantas para embelezar os seus espaços, ficando com a incumbência de as regar e nutrir.

O Florir o Centro Histórico – Reforçar a Identidade e a Pertença dos Vianenses e a adenda constituída no âmbito do projeto Viana à Esplanada, constitui uma ação integrada na Agenda de Ambiente e Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021.

florir_lsg_7_

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares