20.5 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 4 Julho, 2025
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Presidente da Câmara Municipal eleito novo presidente do Eixo...

Viana do Castelo: Presidente da Câmara Municipal eleito novo presidente do Eixo Atlântico

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, foi hoje eleito, por unanimidade, presidente do Eixo Atlântico, uma associação que reúne municípios do norte de Portugal e da Galiza.

A eleição decorreu na 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realizou em Vila Nova de Famalicão.

Luís Nobre sucede, assim, à ex-alcaidesa de Lugo, Lara Mendez, que em 2022 se tornou na primeira mulher a liderar o Eixo.

Nos útimos tempos, a presidência do Eixo foi assumida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, depois de Lara Mendez ter renunciado ao cargo de alcaidesa de Lugo.

A Assembleia Geral de hoje ficou também marcada pela adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, que assim passa a ser constituído por 42 municípios.

Foi ainda aprovado o orçamento do Eixo para 2024, num total de mais de quatro milhões de euros.

O novo presidente destacou como prioridade a aposta na ferrovia e nas infraestruturas aeroportuárias, designadamente a ligação por TGV entre Lisboa e a Galiza.

“Temos de estar atentos, para que se cumpram os calendários”, referiu.

A propósito do TGV, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Mao, disse que a política espanhola “não pode vir a alterar a opção de Portugal” de dar prioridade à linha Lisboa-Galiza.

“Portugal já estabeleceu, e muito bem, que a primeira vai ser com a Galiza”, frisou, criticando alegadas tentativas de ingerência espanhola nesta decisão.

Como outra prioridade para os próximos anos, Luís Nobre apontou a aposta na economia do mar.

LUSA

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares

Aviso Cm Vila Praia De Âncora