11.9 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 14 Janeiro, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Pousada de Juventude reabre após empreitada de 200 mil...

Viana do Castelo: Pousada de Juventude reabre após empreitada de 200 mil euros

O Ministro da Educação, Desporto e Juventude marcou presença na inauguração da empreitada de requalificação da Pousada de Juventude de Viana do Castelo, uma obra de 200 mil euros suportada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Movijovem.

O governante, Tiago Brandão Rodrigues, frisou que “este não é um edifício qualquer”, destacando a arquitetura de excelência de Carrilho da Graça e realçando o facto de a Pousada da Juventude de Viana do Castelo ostentar agora o selo “Pousada de Juventude Segura”, lançado em coordenação com a Direção Geral da Saúde (DGS).

Este selo certifica o equipamento, que conta com normas de higienização, reorganização dos espaços e ainda com a definição de percursos para garantir a segurança de utentes e funcionários.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, considerou que com a reabertura da Pousada, é retomada “a confiança do turismo juvenil”. O edil referiu que a Pousada vianense foi disponibilizada “logo desde o início” por parte do Ministério “para o que fosse necessário em tempos de pandemia, estando ao serviço de quem dela precisasse”, para acolher profissionais de saúde ou de forças de segurança ou como unidade de retaguarda para lares. Agora, “em Viana do Castelo estamos a caminhar um trilho de confiança”, o que justifica a reabertura do espaço, após uma intervenção que permitiu valorizar o equipamento.

O Presidente da Movijovem, Nuno Chaves, afirmou que “reabrimos com esperança, segurança e confiança, com o espírito de resiliência que carateriza esta cidade”. O responsável anunciou ainda o lançamento do primeiro Floresta Cartão Jovem, em Viana do Castelo, que implicará plantar uma árvore por cada cartão jovem lançado.

O investimento municipal na requalificação da pousada será creditado ao Município, durante cinco anos, e distribuído 50% em dormidas naquela pousada e os restantes 50% em todas as existentes no país.

O processo de construção da Pousada de Juventude começou em 1991, altura em que foi colocada a primeira pedra do empreendimento na Quinta de São Francisco, no seguimento de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e o Instituto da Juventude. O concurso público para a construção da pousada da juventude foi lançado em 1996, por 1,5 milhões de euros e com projeto do arquiteto Carrilho da Graça. A pousada, com 25 quartos e 70 camas foi inaugurada dois anos depois, em agosto de 1998.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares