17.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoViana do Castelo participa no meeting anual da World Surf Cities Network

Viana do Castelo participa no meeting anual da World Surf Cities Network

As cidades membro da rede internacional World Surf Cities Network (WSCN) realizaram o seu meeting anual entre 11 e 15 de outubro último. Viana do Castelo, membro desta rede desde 2014, também esteve representada em Arica, no Chile, a par de outros parceiros unidos pelo interesse comum de melhorar a competitividade local através do surf. Neste evento, estiveram em destaque a partilha de experiências e de boas práticas, bem como a definição de estratégias futuras.

Esta rede é composta por doze cidades de surf da Europa, América, África e Oceânia. Tem como objetivos base: melhorar o posicionamento das cidades membro da rede como destino do turismo de surf; promover a criação de novas empresas locais ligadas ao surf; e aprimorar, de forma cooperativa, a definição e implementação de estratégias locais para o desenvolvimento do setor.

A agenda deste meeting centrou-se na Assembleia Geral da WSCN e em duas conferências internacionais, sendo uma delas de negócios com empresas locais, nacionais e internacionais ligadas ao “cluster” do surf. Isto porque a identificação de empresas e de entidades ligadas a esta modalidade, em cada uma das cidades membro, foi considerada importante para impulsionar a colaboração empresarial no desenvolvimento de projetos ao nível internacional.

“É importante promover o intercâmbio de experiências, de boas práticas e de projetos de colaboração do surf, pois cada cidade tem uma especialidade a partilhar”, disse Jokin Arroio Uriarte, representante da Surf City Donostia (San Sebastian). Por exemplo, Gold Coast, na Austrália, tem o valor económico do surf; Durban, na África do Sul, destaca-se pelos seus programas de inserção social através do surf; Santos, no Brasil, é líder de programas de surf adaptado; A Ericeira, no município de Mafra, é atualmente a segunda reserva mundial de surf; e Viana do Castelo é pioneira com o programa “Náutica nas Escolas” e o Centro de Alto Rendimento de Surf, uma referência internacional. Mafra e Viana do Castelo compuseram a comitiva portuguesa. A “Princesa do Lima” esteve representada por Ricardo Passos, Técnico de Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e por João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana.

Esta reunião também marcou a adesão à rede de Huanchaco, no Perú, à qual todos os membros ofereceram o seu conhecimento e a sua experiência. “Uma cidade de surf é uma área urbana onde o surf, a cultura de surf e o emprego nas indústrias em torno do setor de surf constituem uma parte significativa da base económica, social e cultural da cidade e onde existe uma indústria de surf formalmente reconhecida pelos governantes da cidade”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares