Viana do Castelo: Militares do exercito vão vigiar Serra de Santa Luzia

Data:

Os militares do exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim iniciam ontem ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia, missão na qual vão estar empenhados até dia 30 de setembro.

Desde 2010 que a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços do Exército celebram protocolo de colaboração para a vigilância e patrulhamento da Serra de Santa Luzia durante o período de Verão, com o objetivo de redução do número de comportamentos de risco nesta área e evitar a ocorrência de incêndios rurais.

Assim, os militares do Exército vão percorrer e vigiar diariamente toda a serra de Santa Luzia, em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), numa perspetiva dissuasora e de permanente vigilância.

O Protocolo decorre da preocupação que os incêndios rurais representam neste território, dado que estes constituem um dos principais obstáculos à sustentabilidade da floresta e dos ecossistemas que lhe estão associados, provocando a sua degradação e o desequilíbrio no fornecimento de bens e serviços, podendo ainda constituir um perigo para a vida e os bens da população.

Considerando que o uso negligente do fogo é uma das principais causas de incêndios rurais, é imperativo que cada um de nós tenha também um papel de prevenção e de responsabilidade face aos incêndios, evitando comportamentos de risco e mantendo limpas as faixas de gestão de combustíveis em torno das habitações e dos aglomerados populacionais.

A Câmara Municipal apela ainda para que, em caso de incêndio, ligue de imediato 112, ou em alternativa, para a Central da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, através do seguinte contacto: 258 840 400.
Este protocolo com o Exército já se realiza há mais de uma década e tem sido uma ação fundamental para a prevenção dos incêndios florestais ao longo destes anos.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Melgaço abre concurso para adjudicar transporte público por 365 mil euros

A Câmara de Melgaço abriu hoje um concurso público...

Eurocidade Cerveira-Tomiño – A Força da Fronteira

Oiça esta entrevista em Podcast: Num território onde a fronteira...

Séniores Mais Ativos encerram ano desportivo na Porta do Mezio

Os participantes do projeto Séniores Mais Ativos assinalaram o...

Valença abre concurso para requalificar rua de acesso ao centro de saúde

A Câmara de Valença abriu hoje um concurso público...