Viana do Castelo: Manuela Rey is in da House estreia no Festival de Teatro de Viana

Data:

O espetáculo Manuela Rey is in da House estreia esta sexta-feira, dia 10 de novembro, às 21h00, na abertura da 7ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Uma coprodução do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o Centro Dramático GalegoTeatro Nacional São João e o Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de Fran NúñezManuela Rey is in da House conta-nos a história da atriz e escritora, que foi a primeira atriz do primeiro elenco residente do Teatro Nacional D. Maria II.

Manuela Rey, “a mulher lírio” é mais do que uma linha no livro de sepultamentos do cemitério dos Prazeres, em Lisboa. É um mistério que começa em Mondoñedo, numa casa de aldeia, em 1842, e termina no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa. De Mondoñedo a Lisboa. Da Galiza a Portugal. 23 anos de vida. 23 anos de teatro. Como reconstruir uma vida onde só temos retalhos soltos e contraditórios?

Manuela Rey é a história esquecida do teatro galego e português. Atriz. Escritora. Neste espetáculo tentamos recuperar o que ficou da sua memória. Porque sem memória não há História.

Um espetáculo com textos de Almeida GarretEduardo Augusto VidalErnesto MarecosManuela ReyPaula BallesterosSousa BastosXaquín Núñez Sabarís e elenco, apoio à criação de Neto Portela, música de Xosé Lois Romero, cenografia e figurinos de Pedro Azevedo, desenho de luz de Nuno Meira, apoio ao movimento de Guilherme de Sousa, apoio histórico de Paula Ballesteros (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – Instituto de Ciencias del Patrimonio), cessão de documentos  de Andrés GarcíaAntonio Reigosa, Consello da Cultura GalegaTeatro Nacional Dona Maria II e Museu Nacional do Teatro e interpretação de Mariana CarballalNeto PortelaNuno J. LoureiroRafaela SáRaquel CrespoTeresa VieiraXosé Lois Romero, e ainda a presença da arqueóloga Paula Ballesteros.

Manuela Rey is in da House está em cena dias 10 e 11 de novembrosexta-feira às 21h00 e sábado às 19h00, no âmbito do Festival de Teatro de Viana do Castelo que decorre de 10 a 19 de novembro, com espetáculos de companhias nacionais e internacionais.

Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza uma Conversa Pós Espetáculo, entre criadores/ intérpretes e público e ainda Reconhecimento de Palco na sessão de dia 11. Todas as sessões do espetáculo contam com um software experimental que inclui Legendagem em InglêsTradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e um comentário descritivo dirigido às pessoas com deficiência visual.

Toda a programação do Festival de Teatro de Viana do Castelo pode ser encontrada em www.tmsm.pt e os bilhetes estão à venda na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Presidente da República dá hoje início às comemorações do Dia de Portugal na ilha Terceira

O Presidente da República, António José Seguro, vai dar...

Prisão preventiva para homem suspeito de coação sexual e perseguição em Ponte da Barca

O Tribunal de Ponte da Barca determinou a prisão...

Município de Caminha abre concurso para atribuição de seis habitações em regime de arrendamento apoiado

O Município de Caminha abriu concurso para atribuição de...

Governo assina 28 contratos-programa para recuperar zonas ribeirinhas e costeiras afetadas por tempestades

O Governo assinou ontem 28 contratos‑programa no âmbito da...