12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Maior romaria do país começa amanhã

Viana do Castelo: Maior romaria do país começa amanhã

Em Viana do Castelo prepara-se aquela que é considerada a maior romaria do país, a Romaria d’Agonia que começa na Quinta-feira com a primeira alvorada às 8 e meia da manhã na praça da República.

Vinte e um morteiros vão anunciar o início da “romaria das romarias de Portugal”.

Ao meio dia, também na Praça da República, realiza-se a primeira Revista de Gigantones e Gabeçudos ao som dos grupos de bombos e Zés pereiras. Destaque para a exibição de grupos folclóricos às 22.00 horas na Praça da Liberdade.

No dia 18, destaque para o Desfile da Mordomia, a partir das 10.00 horas, e a Procissão Solene da Senhora d’Agonia, às 16.30 horas. No dia 19, realiza-se o Cortejo Histórico-Etnográfico, este ano dedicado ao traje à Vianesa, a partir das 16.00 horas.

À noite, as atenções focam-se na ribeira, com a confeção dos tapetes nas ruas, por onde no dia seguinte, 20 de Agosto, Dia de Nossa Senhora d’Agonia, desfilará a Procissão ao Mar, no seu retorno a terra e ao Santuário. O programa festivo da romaria encerra com a Festa do Traje, às 22.00 horas, e a Serenata, à meia-noite. E uma noite de ‘arraial’ com DJ’s junto ao Castelo de santiago da Barra.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares