11.2 C
Caminha Municipality
Domingo, 27 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Luís Nobre pede vitória “no campeonato que é sermos...

Viana do Castelo: Luís Nobre pede vitória “no campeonato que é sermos Cidade Europeia do Desporto”

O Centro Cultural de Viana do Castelo e o Pavilhão José Natário receberam a Gala de Abertura de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, num momento que contou a participação com todos os clubes e associações desportivas do concelho, de autarcas e representantes de federações nacionais, bem como com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

No discurso de arranque da Cidade Europeia do Desporto, o Presidente da Câmara Municipal desafiou os vianenses a “entrarem a jogo” para que Viana do Castelo conquiste a vitória “no campeonato que é sermos Cidade Europeia do Desporto em 2023”.

“Este é um dia de festa. Ao mesmo tempo, é a primeira etapa deste campeonato. Desejamos que seja um ano de intensas etapas para chegarmos ao final com a sensação de vitória neste grande campeonato”, afirmou o autarca, agradecendo a todos os clubes, atletas, dirigentes, técnicos e a todos aqueles que promovem diariamente o desporto no concelho.

“Viana do Castelo é um concelho amigo e apaixonado pelo desporto. Por isso, estou certo que, com o envolvimento de todos, este será um ano de desporto, de entrega e de resiliência. A nossa maior vitória será a preparação para o futuro e sermos reconhecidos nacional e internacionalmente pela nossa dedicação ao desporto e ao bem-estar de todos”, garantiu Luís Nobre, momentos antes de receber, das mãos do Presidente da Câmara de Leiria, o troféu que serve de testemunho da Cidade Europeia do Desporto.

O Secretário de Estado do Desporto garantiu que Viana do Castelo foi nomeada Cidade Europeia do Desporto em 2023 “por mérito próprio” e graças a um trabalho “de vários anos” de uma cidade que “se afirmou nacionalmente e internacionalmente no desporto e pela sua intensa atividade, pelo investimento nas infraestruturas desportivas”. Por isso mesmo, João Paulo Correia disse acreditar que a programação vianense para este ano estará em harmonia com “aquilo que é a força social do desporto”.

“O desporto promove saúde, representa sustentabilidade, inclusão e solidariedade. Esta valorização do desporto está presente na programação da Viana CED2023. É preciso apostar no multi-desportivismo, no desporto adaptado, na inclusão através do desporto, no desporto feminino e estou certo que aqui em Viana isso vai acontecer”, garantiu ainda.

“Estou certo que quando chegarmos à gala de encerramento os números vão dizer-nos que o desporto cresceu em Viana do Castelo, que Viana do Castelo contribuiu para a afirmação desportiva do país e que a cidade se destacou internacionalmente”, assegurou.

O representante da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), John Swanson, afirmou que Viana do Castelo preparou para todos “um fantástico espetáculo”, garantindo que este galardão de Cidade Europeia do Desporto “traz reconhecimento político à cidade e dá acesso a uma rede de cidades desportivas”, sempre com o objetivo de “tornar as pessoas mais ativas e ativas com mais frequência”.

“Procuramos cidades com boas estratégias e políticas desportivas. Viana do Castelo é uma grande cidade desportiva. Cumpre todos os nossos requisitos e até os supera. Por isso, acredito que este será um grande ano desportivo”, frisou.

A gala, em formato inovador, aconteceu ao mesmo tempo no Centro Cultural de Viana do Castelo e no Pavilhão José Natário, marcando o arranque oficial da Cidade Europeia do Desporto 2023. Apresentada pela cantora, atriz e DJ Carolina Torres e pelo ex-futebolista e comentador desportivo Cândido Costa, a gala contou com a participação das coletividades desportivas, com demonstrações das dezenas de modalidades praticadas no concelho, com momentos musicais e espetáculos de dança.

Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares