10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Inaugurada obra de modernização do portinho e edifício...

Viana do Castelo: Inaugurada obra de modernização do portinho e edifício da lota do portinho de Castelo do Neiva

O Ministro do Mar inaugurou a empreitada de Modernização do Portinho, os arrumos e aprestos e o novo edifício da Lota de Castelo do Neiva. Os investimentos, no valor de 1.5 milhões de euros e 734 mil euros respetivamente, fazem parte das intervenções da Polis Litoral Norte que, só na freguesia de Castelo do Neiva, já investiu mais de 6 milhões de euros.

Em Viana do Castelo, o ministro começou por inaugurar a nova lota, que agora dispõe de todas as condições e visitou as obras já efetuadas de modernização do portinho de Castelo do Neiva, que englobou também os arrumos de aprestos. No seu discurso, o ministro sublinhou os importantes investimentos ali efetuados como fundamentais para o desenvolvimento da atividade.

A Modernização do Portinho de pesca de Castelo do Neiva representou um investimento global de 2,15 milhões de euros, com taxa de cofinanciamento comunitário de 75% ao MAR 2020.

A empreitada implicou a beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.

Recorde-se que, em 2019, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo de cooperação com a Docapesca – Portos e Lotas, S.A., para garantir a gestão e manutenção dos novos armazéns de aprestos de pesca de Castelo do Neiva – Pedra Alta.

De acordo com o protocolo, a vigorar por um prazo de 20 anos, renovável por períodos de cinco anos, as partes consideram ser do interesse mútuo “que a manutenção e gestão dos armazéns de aprestos de Castelo do Neiva, cuja construção decorreu no seguimento do financiamento obtido com a candidatura ao programa operacional Mar 2020 e que são do domínio da Docapesca, sejam asseguradas pelo Município de Viana do Castelo”.

Ficou, assim, à sua responsabilidade as atividades aí desenvolvidas, que terão de ser sempre relacionadas com a pesca, bem como as obras de conservação e beneficiação dos armazéns de aprestos, o pagamento das despesas de água e energia elétrica, e o pagamento das respetivas taxas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares