23.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Inaugurada 1ª fase da requalificação da envolvente da Veiga...

Viana do Castelo: Inaugurada 1ª fase da requalificação da envolvente da Veiga de São Simão

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram presença na inauguração da primeira fase da empreitada de requalificação da envolvente da Veiga de São Simão, em Mazarefes.

Durante a cerimónia, Luís Nobre disse esperar que o novo equipamento de apoio, agora inaugurado, vai permitir conferir uma nova atratividade àquele espaço, para que não funcione “apenas no Verão”. “Este espaço vai ser visitado e vivido por todos com outra intensidade e com outra frequência, já que esta requalificação confere ao espaço melhores condições e o torna mais atrativo”, considerou.

O autarca afirmou que esta inauguração vai ao encontro do investimento que o município tem feito na coesão territorial. “Temos exercido o nosso mandato com proximidade porque acreditamos que cooperando e unindo esforços das instituições, das Juntas de Freguesia, das associações e das paróquias conseguimos fazer melhor”, frisou Luís Nobre, realçando que assim “conseguimos impactar a qualidade de vida das nossas freguesias e populações”.

A Veiga de S. Simão é uma zona húmida inserida na margem esquerda do estuário do rio Lima que possui uma área aproximada de 700 hectares. Para além dos espaços agrícolas e matas dispersas, que ocorrem nas zonas mais secas e fora do alcance das águas marinhas e que ocupam uma área de aproximadamente 200 ha, ocorrem na Veiga de S. Simão prados naturais, caniçais e agregados de tábua. Aqui, o solo húmido pode albergar formações de briófitas do género Sphagnum, podendo a orvalhinha surgir pontualmente.

A Veiga de S. Simão é uma das zonas húmidas ecologicamente mais relevantes do concelho de Viana do Castelo. O sistema relativamente complexo de juncais, sapais salgados e caniçais da veiga, assim como o espaço correspondente às lagoas de Vila Franca, merecem especial destaque e medidas de conservação pertinentes. Estas zonas húmidas servem como local de refúgio/alimentação de várias aves limícolas e aquáticas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares