7 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 10 Dezembro, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Câmara aprova lançar a concurso obras orçadas em mais...

Viana do Castelo: Câmara aprova lançar a concurso obras orçadas em mais de 32 ME

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a abertura dos concursos públicos para as construções de acessos ao vale do Neiva e da nova travessia sobre o rio Lima, orçadas em mais de 32 milhões de euros.

O concurso público para a construção dos novos acessos ao vale do Neiva, aprovados em reunião extraordinária do executivo municipal, mereceu os votos favoráveis dos cinco elementos do PS e da vereadora da CDU. Os vereadores do PSD e do CDS-PP abstiveram-se.

Na votação do procedimento para a construção da quarta ponte sobre o rio Lima, PSD, CDS-PP e CDU abstiveram-se.

Os dois vereadores do PSD referiram não estarem contra os investimentos, “históricos” para o concelho, mas não votaram favoravelmente por discordarem do júri dos concursos, composto, “na totalidade, por técnicos municipais”.

O CDS-PP e a CDU invocaram o impacto negativo que as duas obras vão ter nos recursos naturais do concelho para sustentar a abstenção.

No final da reunião camarária, em declarações as jornalistas, o presidente da Câmara, Luís Nobre, destacou que o valor total do investimento nas duas empreitadas supera os 34 milhões de euros, contando com o montante necessário para a expropriação de terrenos.

“São duas obras estruturantes para o concelho, que nunca aconteceram com esta dimensão e de responsabilidade municipal. Usando a expressão de um vereador [Eduardo Teixeira, do PSD], na reunião do executivo municipal, é um momento histórico para o concelho”, reforçou, frisando que foram necessários 25 meses para concluir os dois projetos.

Luís Nobre prevê para o mês de maio o início das duas obras, estimando a sua conclusão para dezembro de 2025.

A nova ponte, entre a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste e a EN 202, em Nogueira, com uma extensão total aproximada de 1,95 quilómetros, tem um preço base de 23.053.660,80 euros, mais IVA.

O concurso da empreitada do acesso rodoviário da zona industrial do Vale do Neiva ao nó da autoestrada A28, com 5,2 quilómetros, é lançado pelo preço base de 9.074.117,00.

As duas obras têm um prazo de execução de 510 dias e são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A nova travessia sobre o rio Lima vai iniciar-se na EN 202, junto ao campo de futebol da Torre, com a reformulação da interceção giratória de acesso à área de localização empresarial de Nogueira e à A27, no sentido Viana do Castelo – Ponte de Lima”.

O novo acesso rodoviário entre o Vale do Neiva e a A28 irá ligar as zonas empresariais/industriais de Carvoeiro, Vila de Barroselas, Vila de Punhe e Vila de Alvarães ao ICI/A28 e EN103/EN13, no nó da zona industrial de Neiva”.

​​​​​​​Lusa

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares